Wall Street fecha dividida entre crescimento dos EUA e resultados mistos

A Bolsa de Valores de Nova York fechou sem tendência definida nesta quinta-feira (25), dividida entre as notícias sobre o crescimento econômico nos Estados Unidos e resultados empresariais mistos que incitaram cautela. 

O Dow Jones subiu 0,20%, enquanto o Nasdaq caiu 0,93% e o índice S&P 500, 0,51%. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Tivemos um panorama misto", comentou Jack Ablin, analista da Cresset Capital, com "um indicador macroeconômico sólido, que trouxe entusiasmo aos investidores, mas também algo menos brilhante na frente microeconômica".

Os resultados de "Ford, American Airlines, e outras decepcionaram", acrescentou.

A fabricante veículos Ford caiu com força (-18,36%) após a publicação, depois do fechamento de ontem, de um lucro líquido que ficou muito abaixo das expectativas. A fabricante atribuiu esses maus resultados ao aumento dos custos vinculados a seu programa de garantias. 

Os investidores também lamentaram que o grupo com sede em Dearborn (Michigan) apenas manteve suas metas anuais, enquanto a concorrente General Motors elevou as suas na terça-feira. 

Contudo, essas impressões negativas viram-se atenuadas pela publicação de uma estimativa de crescimento econômico em 12 meses de 2,8% para o segundo trimestre nos Estados Unidos. Esse dado é significativamente superior ao do primeiro trimestre (1,4%), bem como aos 2% previstos pelos economistas.  

No mercado de ações, continuou a correção dos grandes papéis de tecnologia, particularmente os de Microsoft (-2,45%), Nvidia (-1,72%) e Alphabet (-2,99%). 

Os investidores se voltaram às ações mais tradicionais, como Caterpillar (+2,46%), Goldman Sachs (+1,03%) e Johnson & Johnson (+2,15%), que ajudaram o Dow Jones a fechar no azul. 

Uma das surpresas agradáveis do dia foi a Hasbro (+3,53%), uma das principais fabricantes de brinquedos, cujas vendas caíram menos que o esperado.  

O mercado acabou sendo benevolente com os papéis da American Airlines (+4,23%), vítima, como a maioria das outras empresas americanas, de um problema de excesso de capacidade, mas cujo lucro líquido foi superior ao esperado.

Sua rival Southwest Airlines também se viu favorecida (+5,52%), depois que seus resultados superaram as expectativas do mercado.

Por outro lado, o grupo de mídia Warner Bros Discovery desabou 5,67% após o anúncio de que havia perdido os direitos de transmissão da liga profissional de basquete americana NBA. Segundo diversos meios de comunicação, o grupo tomou medidas legais para contestar essa decisão.

tu/er/arm/db/cjc/rpr/ic

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eua bolsa mercado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar