EUA: Por que Democratas usam burro e Republicanos elefante em símbolo?

A escolha se relaciona com as campanhas eleitorais do século XIX e estabeleceu a iconografia popular dos dois partidos nos Estados Unidos; entenda

A figura do Tio Sam pode ser a personificação dos Estados Unidos no imaginário popular, mas não foi um representante humano o escolhido para simbolizar os principais partidos do país. Na verdade, as mascotes indiscutíveis do Partido Democrata e Republicano são, respectivamente, um burro e um elefante.

A resposta para a popularização da iconografia animal utilizada em banners e anúncios de TV vem do século XIX e pertence ao cartunista Thomas Nast. A ideia, por outro lado, não foi totalmente original e outros artistas já representavam o Partido Democrata como um burro antes das charges de Nast nos anos de 1870 e 80.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O elefante dos Republicanos também foi conceitualizado nas charges da época e aparece na edição de 1874 da Harper’s Magazine como mais um trabalho de Thomas Nast, um contratado da revista. A peça foi intitulada “The Third Term Panic”.

Conheça mais detalhes sobre a origem das iconografias dos Democratas e Republicanos a seguir.

EUA: Por que os Democratas usam o burro?

Antes dos traços de Thomas Nast solidificarem a presença do burro como um símbolo dos Democratas, uma outra figura controversa foi associada ao animal: o então candidato à presidência, Andrew Jackson.

O político de Tennessee era considerado por seus oponentes como um “jackass” (“burro” ou “imbecil” em tradução livre) e uma litografia de 1833 o representa como um burro, enquanto outra, de 1837, o vê montado no animal, prestes a batê-lo.

Jackson, eleito presidente dos Estados Unidos, adotou a alcunha e reutilizou a imagem do burro como uma figura determinada, ao invés dos outros adjetivos pejorativos associados ao bicho, como o de vagaroso e ignorante.

Quando Nast passou a identificar os Democratas como burros, a escolha também indicava um objetivo claro de crítica, considerando a identificação do cartunista com a causa da União na Guerra Civil, representada pelo Partido Republicano.

EUA: Por que os Republicanos usam o elefante?

A ilustração frequentemente associada ao elefante dos Republicanos foi produzida por Thomas Nast em um editorial da Harper’s Magazine de 1874: “The Third Term Panic”. A imagem representava o animal caindo em um buraco escondido, assustado por um burro em pele de leão.

O motivo para a criação de Nast foi a possibilidade do presidente Ulysses S. Grant concorrer a um terceiro mandato, fato que nunca havia acontecido até então na democracia norte-americana.

Em 1875, Grant apresentou uma carta pública renunciando à chance de concorrer pela terceira vez.

Brasil e EUA olham para impactos da crise climática no mercado de trabalho; ENTENDA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Estados Unidos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar