Robô da Nasa esmaga rocha e faz "descoberta inédita" em Marte

A descoberta foi feito no dia 30 de maio, mas só agora foi divulgada pela Agência Espacial Americana

Um rocha esmagada “sem querer” resultou em um descoberta inédita em solo marciano. O robô "Curiosity", da Agência Nacional Espacial Americana (Nasa, da siga em inglês), que pesa cerca de uma tonelada, passou por cima de uma pedra de aspecto brilhante, que se partiu. A rocha continha enxofre puro, mineral até então inédito para as pesquisas no Planeta Vermelho.

De acordo com a Nasa, a descoberta aconteceu no dia 30 de maio, mas só agora a informação foi divulgada pela Agência. A sonda tem explorado regiões ricas em sulfatos, tipos de sal que têm enxofre na composição e se formam com a evaporação da água.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Encontrar um campo de pedras feitas de enxofre puro é como encontrar um oásis no deserto”, resumiu o cientista do projeto "Curiosity", Ashwin Vasavada, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, na California.

“Ele não deveria estar lá, então agora temos que explicar. Descobrir coisas estranhas e inesperadas é o que torna a exploração planetária tão emocionante”, afirmou o cientista, em entrevista replicada pela rede CNN Brasil.

LEIA TAMBÉM: A mensagem que Carl Sagan deixou para os primeiros humanos em Marte

O pesquisador disse também considerar a descoberta inesperada uma surpresa para a equipe. “Acho que é a descoberta mais estranha de toda a missão e a mais inesperada”, disse Ashwin Vasavada, de acordo com informações publicadas pela CNN Brasil. “Tenho que dizer, há muita sorte envolvida aqui. Nem toda rocha tem algo interessante dentro”, completou ele.

A região explorada pelo robô dirigível da Nasa se chama Gediz Vallis — um canal que pode ter se formado por meio de grandes inundações de água e detritos de rochas. O objetivo da missão é estudar onde e quando Marte pode ter tido nutrientes necessários para vida de microorganismos. Isto é, se é que ela um dia já tenha existido no Planeta Vermelho.

Mais notícias sobre o espaço:

Um planeta semelhante à Terra 'escondido' no Sistema Solar?

"Júpiter Quente": planeta azul tem chuva de vidro e fedor de ovo podre

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar