Apagão cibernético: veja o que parou no mundo e qual a causa de falha no Windows
Voos, serviços de pagamentos e até eventos como as Olimpíadas de Paris foram afetados; veja o que se sabe sobre a falha que paralisou serviços em todo o mundo
08:48 | Jul. 19, 2024
Um apagão cibernético atingiu serviços de comunicação em todo o mundo na madrugada desta sexta-feira, 19, afetando aeroportos e companhias aéreas, bancos e sistema financeiro, mídia e até planos de saúde. A anomalia está relacionada a servidores da empresa americana CrowdStrike, que realiza operações de segurança digital.
Foram afetados os dispositivos que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft. Bancos brasileiros também relataram instabilidades.
Apagão cibernético: CONFIRA quais bancos já conseguiram normalizar situação
Países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Bélgica e Suíça relataram problemas em seus serviços, de acordo com informações da Agência France-Presse.
Companhias aéreas internacionais paralisaram seus voos
Companhias aéreas estadunidenses como a American Airlines, United e Delta paralisaram todos os seus voos e não há previsão para o retorno. No entanto, a JetBlue, que opera voos domésticos nos EUA, segue com operações normais.
Telas de check-in da Latam estão fora do ar no Aeroporto de Fortaleza; VEJA
Os problemas também afetaram os aeroportos de
- Berlim, na Alemanha;
- Amsterdã-Schiphol, nos Países Baixos;
- Zurique, na Suiça;
- Hong Kong, na China;
- e Espanha.
Três companhias aéreas indianas — IndiGo, SpiceJet e Akasa Air — também afirmaram que foram atingidas.
Empresa CrowdStrike informou que está corrigindo o problema
Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor "Falcon" e que foram causadas por uma atualização.
Exciting news: today we announced CrowdStrike Falcon® Complete Next-Gen MDR to stop breaches with unprecedented speed and precision across the entire enterprise attack surface.
Full details on our blog: https://t.co/HIIYbF1wRD#Cybersecurity #MDR #AI #ThreatIntelligence pic.twitter.com/Gt2iLGWAZQ
A empresa anunciou uma nova atualização para os seus clientes na última segunda-feira, 15, para “impedir violações com velocidade e precisão sem precedentes”, escreveu em seu perfil oficial no X (antigo Twitter).
A CrowdStrike fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo para encontrar falhas em sistemas digitais e evitar ataques de hackers.
Falha "perturba as operações informáticas" de Paris-2024, diz comitê olímpico
O comitê de organização dos Jogos Olímpicos de Paris, que iniciam no próximo dia 26 de julho, admitiu que a falha global "perturba as operações informáticas" dos Jogos.
"Paris-2024 foi informado de problemas técnicos mundiais que afetam os programas da Microsoft. Esses problemas perturbam as operações informáticas", disse o comitê em um comunicado.