Reino Unido deve voltar a 'construir', diz ministra da Economia

A nova ministra britânica da Economia, Rachel Reeves, disse nesta segunda-feira (8) que "não há tempo a perder" para impulsionar o crescimento econômico e que o país precisa acelerar a construção de infraestruturas, especialmente em energia eólica e habitação. 

"Devemos garantir que (o país) volte a construir", insistiu em um discurso aos líderes empresariais em Londres, no qual detalhou "as primeiras medidas tomadas pelo novo governo trabalhista para lançar as bases da nossa economia".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"A partir de hoje acabamos com a proibição absurda da energia eólica terrestre na Inglaterra", anunciou, referindo-se ao que os trabalhistas consideraram um bloqueio de fato, porque a oposição dos moradores locais poderia impedir projetos. 

"Faremos consultas para reintegrar a energia eólica terrestre no regime de projetos de infraestruturas de importância nacional, o que significa que as decisões (sobre este assunto) serão tomadas a nível nacional e não a nível local", acrescentou Reeves. 

O governo trabalhista prometeu, em um comunicado de imprensa, "duplicar a energia eólica terrestre até 2030".

A ministra lembrou também a promessa do Partido Trabalhista de construir 1,5 milhão de moradias.

"Hoje o país enfrenta o legado de quatorze anos de caos e irresponsabilidade econômica" sob governos conservadores, denunciou a ministra da Economia. 

As finanças britânicas foram atingidas nos últimos anos pelo Brexit, pela pandemia, pelo aumento da inflação e pela consequente crise do poder de compra. 

Embora a economia pareça mais revitalizada nos últimos meses, as finanças públicas continuam frágeis.

mhc-ode/psr/zm/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

governo política economia gb

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar