Chile inaugura sua maior usina solar

O Chile inaugurou nesta segunda-feira (08) sua maior usina solar, com 882.720 painéis fotovoltaicos implantados em uma área equivalente a 370 campos de futebol, um novo símbolo da estratégia de ampliação do uso das chamadas energias verdes desenvolvida pelo país.

A usina privada Ceme1 fica na região de Antofagasta, a 1.400 km da capital, e é alimentada pela radiação solar do Deserto do Atacama, o mais árido do mundo. Com capacidade instalada de 480 megawatts (MW), o projeto gera energia suficiente para abastecer meio milhão de residências.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A usina, da Generadora Metropolitana - propriedade do grupo francês EDF e da empresa chilena Andes Mining & Energy (AME) -, ocupa uma superfície de 435 hectares.

"A inauguração do projeto fotovoltaico Ceme1 é um novo passo para que o nosso sistema elétrico deixe de depender dos combustíveis fósseis e para que avancemos em direção à descarbonização da nossa matriz energética", disse o ministro da Energia, Diego Pardow, citado em comunicado da empresa.

Segundo a Generadora Metropolitana, a Ceme 1 conta com "altos padrões ambientais e tecnologia moderna". Os painéis possuem uma estrutura fixa de leste-oeste, o que lhe confere um uso do solo mais eficaz do que as usinas fotovoltaicas convencionais, com maior capacidade instalada por hectare.

A usina também consome 80% menos água do que centrais semelhantes, e contempla uma linha de transmissão de 9,6 km, que será conectada ao Sistema Elétrico Nacional (SEN).

A energia fornecida pela nova usina aumentará a porcentagem de energias renováveis não convencionais da matriz chilena. Um total de 27,7% da energia elétrica gerada hoje no Chile é solar; 13,6%, eólica; e 22% vêm de fontes hídricas no SEN, que cobre a maior parte da demanda. Os combustíveis convencionais, como petróleo, carvão e gás, representam 34,7%.

ps-pa/llu/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

energia empresas economia eletricidade chile

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar