Tempestade evolui para furacão e alerta é emitido em regiões do Caribe

O furacão Beryl se fortaleceu no sábado, 29, e segue em direção ao sudeste do Caribe, com alertas emitidos aos países da região

00:00 | Jul. 01, 2024

Por: Penélope Menezes
Tempestade tropical Beryl se intensificou em um furacão na tarde desse sábado, 29 (foto: Divulgação/Noaa)

A tempestade tropical Beryl se intensificou em um furacão na tarde desse sábado, 29, o primeiro da temporada de 2024. De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa), “ventos e tempestades com risco de morte” são previstos para as Ilhas de Barlavento.

Um alerta de furacão foi emitido em Barbados, além de Santa Lúcia, Granada e São Vicente e Granadinas. Enquanto isso, outro alerta, este para uma tempestade tropical, permanece em vigor para Martinica e Tobago.

O centro do Beryl deve atravessar as Ilhas de Barlavento entre a noite de domingo, 30, e a segunda-feira, 1º de julho. “Os ventos máximos sustentados aumentaram para perto de 130 km/h com rajadas mais altas”, disse o departamento em comunicado.

Vulcão na Islândia gera 900 terremotos e pode criar nova ilha; ENTENDA

Furacão Beryl: nível da água pode aumentar

Em aviso público sobre o furacão, indica-se que uma tempestade com risco de vida aumentará os níveis de água até 1,5 a dois metros (cinco a sete pés, no comunicado original) acima dos níveis normais de maré perto de onde Beryl atinge a costa, nas áreas de alerta e vigilância.

O furacão também deve causar chuvas em Barbados e nas Ilhas de Barlavento, com chance de inundação em áreas vulneráveis.