Maior organismo vivo ocupa uma área de 900 campos de futebol

Pesando 35 mil toneladas e ocupando uma área de 9 km², o fungo Armillaria Ostoyae, em Oregon, é tido como o maior organismo vivo no planeta.

Tido como o maior organismo vivo do mundo, o fungo Armillaria Ostoyae, também conhecido como “cogumelo-do-mel”, ocupa uma área total de 9km², na Floresta Nacional Malheur, em Oregon, nos Estados Unidos.

O fungo, que foi descoberto em setembro do ano 2000, tem a idade estimada de 2400 anos, podendo alcançar até 8.000 anos. Sua área total corresponde a 900 campos de futebol, e seu peso chega a 35 mil toneladas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Também conhecido como “Humongous Fungus” (“fungo gigante”, em tradução livre), o fungo é composto por micélios, uma rede de fibra interconectada que funciona como o corpo principal do organismo, além de agir como raízes, transportando nutrientes por grandes distâncias.

Saiba mais sobre o maior organismo vivo no planeta

A grande longevidade do fungo se dá pela sua vasta proliferação pelo território da Floresta Nacional, criando uma biodiversidade de cogumelos que surgem em árvores, ou no solo, sendo na realidade o corpo frutífero do organismo fúngico, como uma flor.

Por conta de sua coexistência com a biodiversidade, o fungo também é conhecido como "Assassino de árvores". Já que o Armillaria Ostoyae passa sua vida extraindo nutrientes das árvores em que se ramifica, fazendo com que elas morram e apodreçam.

Além disso, segundo o Museu de História Natural de Utah, nos Estados Unidos, os fungos do gênero Armillaria são comestíveis. O alimento se mostra como uma fonte de antioxidantes, com sabor ligeiramente doce e terroso. Para comer o fungo, é necessário que antes ele seja cozido, comê-lo cru pode ser maléfico à saúde.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar