Dois astronautas estão ‘presos’ no espaço e sem data de retorno

O retorno da nave à Terra já havia sido adiado três vezes devido a problemas com alguns propulsores e vazamentos de gás hélio. Veja o que deu errado

13:51 | Jun. 28, 2024

Por: Évila Silveira
Staliner em 5 de junho chegando na Estação de Espaço Internacional (foto: Reprodução/X/ International Space Station)

Os dois astronautas que estavam a bordo da nave espacial Starliner da Boeing estão presos na Estação Espacial Internacional (ISS) sem previsão de retorno para casa.

Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore estavam originalmente programados para retornar à Terra em 12 de junho, depois que a cápsula Boeing Starliner lançou seu primeiro vôo oito dias antes, em 5 de junho.

Os astronautas não correm perigo, mas o que deu errado com a espaçonave? Veja a seguir.

Astronautas presos no espaço: o que aconteceu?

O retorno da nave à Terra já havia sido adiado três vezes devido a problemas com alguns propulsores e vazamentos do gás hélio que empurra o combustível para o sistema de propulsão. A Starliner foi lançada em 5 de junho, apesar de o problema ainda existir.

O vazamento era extremamente pequeno e os engenheiros acreditavam que isso não afetaria a missão e por isso prosseguiram com o lançamento. Mas a situação acabou se agravando e a tripulação não pode ainda voltar ao planeta.

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) declarou anteriormente em uma postagem de blog que os vazamentos não representavam nenhum risco à segurança dos astronautas. 

Artemis II: Nasa adia para 2025 missão tripulada à Lua; CONFIRA

Quando os astronautas presos retornarão à Terra?

A Nasa está revisando os problemas técnicos antes de estipular uma nova data de retorno. O Starliner pode ficar acoplado à ISS por, no máximo, 72 dias. 

Na semana passada, a Nasa declarou que prevê um retorno em algum momento de julho. A agência espacial informou que um tempo adicional era necessário para que as equipes da missão na ISS investigassem completamente os problemas com o sistema de propulsão.

Frequentemente a Boeing atualiza sobre o andamento da missão. Na última postagem em 27 de junho, Butch Wilmore e Suni Williams ativaram procedimentos de segurança quando souberam da existência de detritos espaciais nas proximidades.

Yesterday, @NASA_Astronauts Butch Wilmore and Suni Williams activated Safe Haven procedures and sheltered inside #Starliner when crews learned of space debris near @Space_Station.

Starliner stood ready to undock and return Wilmore and Williams to Earth if needed, but the debris… pic.twitter.com/KgQbQE3ACq

— Boeing Space (@BoeingSpace) June 27, 2024

Quem são os dois astronautas presos no espaço?

Os astronautas Barry "Butch" Wilmore e Suni Williams segue no espaço aguardando uma nova data para retornar ao planeta. Suni Williams é astronauta da Nasa desde 1998 e veterana de duas missões espaciais. Ela tem 58 anos e já passou mais de 3 mil horas voando, em 30 aeronaves diferentes.

Já Barry "Butch" Wilmore, de 61 anos, é capitão aposentado da Marinha americana. Ele já passou 178 dias no espaço ao longo da carreira. Foram 8 mil horas de voo e 663 pousos em porta-aviões.

Os dois são a primeira tripulação a voar na Starliner, que a Nasa e a Boeing esperam certificar para viagens regulares à ISS, um papel que a SpaceX de Elon Musk vem desempenhando nos últimos quatro anos.