Grande favorita, França estreia na Euro-2024 contra Áustria falando de política

A França estreia na Euro-2024 como franca favorita, nesta segunda-feira (17), em Dusseldorf às 16h00 (horário de Brasília), contra a Áustria, depois de alguns dias marcados pelos debates políticos sobre a situação do país na concentração da seleção.

Em Paderborn, onde a atual vice-campeã mundial está concentrada, questões políticas marcaram as últimas aparições dos jogadores, depois da crise desencadeada no país pela vitória da extrema-direita nas eleições europeias de 9 de junho, que levou o presidente Emmanuel Macron a dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas imediatas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Legítimo herdeiro de seu pai, a lenda dos 'Bleus' e ativista político Lilian Thuram, Marcus Thuram fez um apelo no sábado: "Acho que a situação é triste e muito grave. Temos que dizer a todos para votarem e lutarem diariamente para evitar a vitória".

Esta posição levou a Federação Francesa a emitir um comunicado pedindo "neutralidade" aos jogadores e aos jornalistas para que deixassem de perguntar sobre o assunto para "evitar qualquer forma de pressão e uso político da seleção francesa".

O novo e mais importante capítulo veio neste domingo com Mbappé sentado diante da imprensa.

"Acredito que nos encontramos num momento crucial na história do nosso país. A situação é inédita. É por isso que quero me dirigir a todos o povo francês e à geração mais jovem que pode fazer a diferença. Apelo aos jovens para que vão votar. Vemos que os extremismos está às portas do poder, temos a oportunidade de decidir o futuro do nosso país", explicou o astro francês.

- Amistosos decepcionantes -

No âmbito esportivo, a finalista de três das últimas quatro grandes competições - vice-campeã da Eurocopa de 2016 e da Copa do Mundo de 2022 no Catar e campeã mundial na Rússia em 2018 - chega com a confiança que as estatísticas lhe dão: os 'Bleus' venceram suas estreias nos torneios desde que Didier Deschamps assumiu o comando, há 12 anos.

Mas também chega com um alerta após os resultados nos últimos amistosos: as derrotas contra a Alemanha em setembro de 2023 (2-1) e em março (2-0), além do empate insosso (0-0) diante do Canadá no dia 9 de junho.

"O status de favorito entra por um ouvido e sai pelo outro", garantiu Dembélé. "A verdade está em campo. Você pode enfrentar uma seleção austríaca que dificulta sua vida e você perde o jogo".

- 'Ajustes menores' -

"Este status não tem que nos atormentar, serve para nos dar confiança", acrescentou o veterano Olivier Giroud.

"Nos dois últimos amistosos não fomos bem, isso está claro, mas estamos conscientes. O mais importante é corrigir essas coisas para o primeiro jogo, temos que fazer pequenos ajustes, mínimos, não precisamos nos preocupar", acrescentou o maior artilheiro da história da seleção francesa (57 gols).

Também não se preocupa "em nada" com Kylian Mbappé, a grande estrela dos 'Bleus', que faltou a quatro treinos durante a preparação devido a pequenos problemas físicos.

Desde que revelou a sua lista de 25 jogadores, Deschamps garantiu que tem em mente o time titular para enfrentar a Áustria, mas terá de adaptá-lo às atuais condições físicas de seus jogadores.

Ele não vai escalar Aurélien Tchouaméni, lesionado nas últimas semanas, que voltou a treinar, mas chega no momento em que está ganhando ritmo.

- Alaba será auxiliar técnico da Áustria -

O duelo contra a Áustria não será uma estreia fácil para os 'Bleus'. Os austríacos não perdem há sete jogos, com uma goleada de 6 a 1 contra a Turquia e um 2 a 0 contra a Alemanha entre os seus resultados.

No comando está o grande nome por trás do projeto Red Bull no Salzburg e no Leipzig na década passada, Ralf Rangnick, que se recusou a assinar com o Bayern de Munique há algumas semanas para continuar crescendo com a seleção austríaca.

Na Eurocopa terá um auxiliar muito especial: a grande estrela da equipe, David Alaba, que não se recuperou da grave lesão no joelho, mas vai ficar no banco para ajudar os companheiros.

eba/kn/pm/eb/mcd/aam

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

AUT fbl FRA Eurocopa 2024 Alemania GrupoD Benjamin Pavard Ousmane Dembélé Olivier Giroud Kylian Mbappé Aurélien Tchouameni Adrien Rabiot N'Golo Kanté Dayot Upamecano William Saliba Ibrahima Konaté Théo Hernandez Marcus Thuram Deschamps Ralf Rangnick Matthias Sindelar Luis Carlos Almada Soares

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar