Foto real é premiada em concurso na categoria de imagens geradas por inteligência artificial

Miles Astray submeteu a imagem de um flamingo que parecia estar sem cabeça. Foto foi premiada com o terceiro lugar na categoria, mas fotógrafo foi desclassificado

O fotógrafo Miles Astray foi desclassificado do concurso internacional 1839 Awards após concorrer com uma fotografia real em uma categoria voltada para imagens geradas por inteligência artificial (IA). A foto de Miles foi premiada com o terceiro lugar no concurso, além de ter ganhado o prêmio People's Vote.

A fotografia, intitulada "F L A M I N G O N E", foi submetida pelo profissional à premiação e mostra a imagem de um flamingo que parecia estar sem cabeça.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com a CNN, o momento foi capturado por Miles durante uma viagem que fez para Aruba, no momento exato em que o animal dobrava o pescoço para se coçar.

Miles afirmou que ficou surpreso após a foto ter sido pré-selecionada no concurso, em meio a tantas outras imagens.

"Depois que foi pré-selecionada... Pensei que eu realmente teria uma chance e comecei a fazer campanha pelos votos das pessoas, mas eu não tinha a mínima ideia de quão longe ou perto eu estava de ganhar até o anúncio", afirmou o fotógrafo em entrevista à CNN.

Após o anúncio dos vencedores, Miles foi até as redes sociais e revelou a verdade em uma publicação: "Inscrevi esta foto real na categoria IA do 1839 Awards para provar que a Mãe Natureza e seus intérpretes humanos ainda podem vencer a máquina, e que criatividade e emoção são mais do que apenas uma sequência de dígitos".

"Depois de ver imagens geradas por IA ofuscarem fotografias reais em concursos, me ocorreu que poderia virar esta história do avesso da forma que só um humano poderia e faria, apresentando uma fotografia real em um concurso de IA. É claro que havia preocupações éticas, por isso esperava que o júri e o público achassem que essa provocação à IA e as suas implicações éticas superassem as implicações éticas de enganar o espectador, o que, claro, é irônico, porque é isso que a IA faz", escreveu na postagem.

Miles Astray foi desclassificado da competição e os prêmios foram para outras imagens que estavam na categoria. Ainda segundo a CNN, a diretora da Creative Resource Collective, Lily Fierman, explicou que cada categoria conta com critérios distintos que as imagens dos participantes devem atender.

A diretora também apontou que "não há ressentimentos" e que a equipe deverá trabalhar com Miles em uma discussão sobre o tópico das imagens geradas por IA.

"Nós esperamos que isso aumente a conscientização (e mande uma mensagem de esperança) para outros fotógrafos que estão preocupados com IA", disse em entrevista à CNN.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar