Especialistas indicam que remédio que retarda avanço do Alzheimer em estágios iniciais é eficaz

Parecer foi dado por consultores da Food and Drug Administration (FDA), órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos, e pode influenciar na liberação da substância para tratar doença

08:39 | Jun. 11, 2024

Por: Gabriela Almeida
Foto de apoio ilustrativo (representação gráfica de Alzheimer). O comitê afirmou que o medicamento tem beneficios que superam os possíveis riscos para enfermos. (foto: Marija/Adobe Stock)

Consultores da Food and Drug Administration (FDA), órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos, votaram, nessa segunda-feira, 10, de forma unânime a favor dos índices de eficácia do medicamento donanemab contra a progressão do Alzheimer em estágios iniciais. Informação é do portal g1.

Medicamento, da farmacêutica Eli Lilly, está sendo avaliado pela instituição. Um ensaio clínico mostrou que ele retardou o avanço da doença em 60% para pacientes em fases iniciantes da patologia. 

Especialistas foram convocados pela FDA para opinar a respeito dos dados, e, na ocasião, o comitê afirmou que o medicamento tem beneficios que superam os possíveis riscos para enfermos. 

 

Remédio é um anticorpo projetado para eliminar uma substância chamada beta-amilóide, que é responsável por se acumular nos espaços entre as células cerebrais e formar placas características do Alzheimer.

Resultado da votação será analisada pela FDA, que deve dar um parecer sobre análise e pode chegar a aprovar o uso da substância para o tratamento da patologia.