Gaza: Influencers palestinos mostram como é viver na zona de guerra

Em meio a guerra, amigos palestinos que moram em Gaza tentam mostrar nas redes sociais a vida de quem precisa conviver com o conflito. Veja vídeos

“Dia 49 - Nós começamos o dia indo para uma partida de futebol às 5h da manhã. Tudo bem, isso foi muito arriscado". Esse bem que poderia ser o início de vídeo qualquer, publicado por dois jovens criadores de conteúdo nas redes sociais. A diferença é que os autores da frase compartilham a rotina de quem ainda (sobre)vive em Gaza

Os dois palestinos, Mohameed Herzallah e Omar Shared, documentam o cotidiano de suas vidas em meio ao conflito entre Israel e o Hamas, em um formato típico de vlog. Eles têm chamado a atenção nas redes sociais, principalmente no Instagram, ao compartilharem com seus seguidores o dia a dia e a realidade de viver em uma zona de guerra.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Herz e Omar, que moram atualmente em Deir Al-Ballah Cidade palestina localizada na região central da faixa de gaza , criaram um perfil no Instagram em abril deste ano e descrevem como é morar na região onde se concentram as operações militares de Israel após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Em meio a guerra, palestinos que moram em Gaza tentam viver uma "normalidade"

Já se passaram dois meses desde que o primeiro vídeo foi compartilhado e, sem perder nenhum dia, eles buscam mostrar de forma leve e espontânea as nuances da vida que persiste dia após dia em meio ao caos e a destruição da guerra.  

Nos vídeos compartilhados pelos jovens, civis palestinos ocupam o que sobrou das ruas, comércios funcionam como podem, partidas de futebol ocorrem em clareiras em meio aos destroços dos bombardeiros ou em campos que ainda permanecem ilesos. Um torneio de xadrez organizado pelas crianças sobreviventes da guerra ilustra uma das gravações mais recentes da dupla.

A vida tenta seguir. 

"normalidade" aparente dos temas abordados pelos jovens, contudo, é quebrada pelo meio que os cerca: os escombros de prédios alvos de bombardeios, longas filas para comprar alimentos, escassez de gás e água. A cada reels os dois amigos dividem com o mundo a realidade de viver em meio a uma guerra enquanto tentam voltar a realidade antes dos conflitos eclodirem.

Devido ao assunto, os vlogs começaram a viralizar. Para se ter uma ideia, com pouco mais de dois meses, eles já acumulam mais de 1,4 milhão de seguidores. Somando as reproduções de cada vídeo, a dupla de amigos soma cerca de 89 milhões de visualizações. 

Para se ter uma ideia, somente em um dos vídeos, a soma já chega a 11 milhões de vezes que o conteúdo foi visto. A média dos posts mais recentes é mais de 1 milhão de visualizações em cada vídeo, além de milhares de comentários de diversas línguas.

A maior parte deles é feita em inglês, idioma que Herz e Omar usam para produzir os vídeos,  mas há também grande incidência de comentários de internautas usando o espanhol, o francês, o árabe e mesmo o português para interagir com os jovens.

Além de comentários desejando sorte ou oferecendo ajuda para os criadores de conteúdo, muitos usuários se valem desse espaço para perguntar informações sobre o impacto do conflito para as pessoas que permanecem nas zonas de bombardeio. 

Veja vídeo dos influencers que mostram como é viver em uma zona de guerra

 

Depois de oito meses de guerra, mais de 36 mil pessoas morreram, a maioria mulheres e crianças, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza. Egito, Estados Unidos e Catar, os países mediadores, continuam negociações para que haja um cessar-fogo. 

Confira outras notícias relacionadas:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar