Drone faz o primeiro "delivery" no Monte Everest, a mais de 6 mil metros de altura

O drone transportou seis cilindros de oxigênio, além de 1,5 kg de suprimentos e na viagem de volta, removeu uma lixo encontrado na montanha; confira vídeo

Uma empresa de tecnologia da China realizou o primeiro "delivery" a alpinistas que estavam no Monte Everest. Eles conseguiram transportar seis cilindros de oxigênio, além de 1,5 kg de suprimentos em uma altitude de quase 6 mil metros.

A fabricante DJI informou que seu drone, o FlyCart 30, saiu da base do Everest para outro acampamento superior. No total, o monte está a 8.849 metros no nível do mar e o drone conseguiu subir 5.364 metros, de acordo com o site South China Morning Post

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A entrega ocorreu na última quarta-feira, 5, e o feito começou a repercutir internacionalmente no começo deste fim de semana. O percurso feito tende a ser bastante desafiador por causa das baixas temperaturas e ventos forte.

O ar fica mais rarefeito, uma vez que a pressão e a densidade do ar diminuem. Por causa dessas condições as aeronaves precisam de mais esforço, limitando a carga que um drone pode transportar.

O drone atingiu os 6,2 mil metros de altura necessários para realizar a entrega e, ainda assim, restaram 43% da bateria, de acordo com a empresa.

“A capacidade de transportar com segurança equipamentos, suprimentos e resíduos por drone tem o potencial de revolucionar a logística do montanhismo no Everest, facilitar os esforços de limpeza de lixo e melhorar a segurança para todos os envolvidos”, disse Christina Zhang, diretora sênior de estratégia corporativa da DJI, em uma empresa comunicado à imprensa.

Empresa de drone que realizou "delivery" no Everest também retirou lixo do monte

Outro problema encontrado no Everest é o lixo. A montanha recebe por ano milhares de aventureiros ao longo do ano com o objetivo de chegar ao topo, que acabam deixando uma série de resíduos sólidos ao longo do caminho.

Segundo a empresa de drones, citando o jornal Nepali Times, nos últimos 70 anos, por volta de 140 toneladas de lixo se acumularam no monte. Pensando nisso, o mesmo drone que fez o "delivery" também trouxe resíduos retirados de onde os alpinistas estavam localizados e os levou para a base do acampamento, onde receberá o tratamento adequado.

Confira vídeo do momento que drone realiza "delivery" no Everest

Veja outras notícias relacionadas:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar