"All eyes on Rafah": o que significa a imagem gerada por IA que se tornou viral

Imagem chama atenção para o bombardeio que ocorreu esta semana, mas também gerou críticas sobre seu impacto. Entenda o que significa "All eyes on Rafah"

14:39 | Mai. 31, 2024

Por: Mariana Fernandes
Uma menina sopra um balão enquanto seus meninos vasculham os escombros de um prédio destruído em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 5 de abril de 2024, em meio ao conflito em curso no território palestino entre Israel e o grupo militante Hamas. (foto: MOHAMMED ABED/AFP)

Uma imagem gerada por Inteligência Artificial (IA) com a frase “All eyes on Rafah” (em português, todos os olhos em Rafah) viralizou nas redes sociais após Israel bombardear um campo de refugiados em Rafah, no sul de Gaza, no dia 26 de maio. A foto, com montanhas ao fundo, foi compartilhada 47 milhões de vezes só no Instagram.

Apesar da citação sobre a cidade atingida pelo conflito Israel e Hamas, a foto não é uma imagem real da guerra ou da cidade de Rafah.

Em verdade, não está claro o que está sendo apresentado, apesar das interpretações mais comuns indicarem que se tratam de mortalhas ou tendas com os corpos das vítimas do conflito.

Como surgiu a imagem “All Eyes on Rafah”?

A imagem é compartilhada por meio do recurso “adicione aos seus stories”. Nele, o usuário @shahv4012 aparece como o criador do template.

Já a frase exposta provavelmente teve origem nos comentários de Rik Peeperkorn, que lidera o escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) na Cisjordânia e em Gaza. Em fevereiro deste ano, Peeperkorn disse que “todos os olhos” estavam voltados para Rafah.

Na ocasião, mais de 1,5 milhões de refugiados palestinos estavam na cidade.

LEIA MAIS | Um milhão de palestinos fugiram de Rafah em 3 semanas, diz ONU

Como a imagem se tornou tão popular?

Apesar de o assunto estar em alta nas redes sociais, os próprios mecanismos das redes, como o Instagram, favoreceram o compartilhamento da imagem. Primeiro, a forma fácil de compartilhar, pelo recurso “adicione aos seus stories”, fez com que a imagem circulasse mais rápido.

Ela também foi valorizada pelo algoritmo da rede por ser uma cena “higienizada”, e não uma imagem real da violência. É o que explica a professora associada da Universidade McMaster de Ontário, Faiza Hirji, em entrevista à CNN.

Espectadores criticam a passividade ao compartilhar a imagem “All Eyes on Rafah”

A popularidade da imagem, compartilhada inclusive por pessoas que não se pronunciaram sobre o conflito iniciado em outubro do ano passado, também foi criticada sobre a passividade do ato.

“A Palestina depois de todos compartilharam seu storie com a imagem “all eyes on Rafah””, escreveu um espectador com um vídeo de um bombardeio reproduzido ao contrário, mostrando a cidade se “reconstruindo”.

Outra usuária escreveu: “não esqueçam que dizer “all eyes on Rafah” significa que precisamos compartilhar o que realmente está acontecendo em Rafah”.