Donald Trump é considerado culpado em julgamento criminal em Nova York

O veredicto transforma Trump no primeiro ex-presidente americano condenado criminalmente, mas não o impede de fazer campanha para um novo mandato

Um júri de Nova York considerou o ex-presidente americano Donald Trump culpado de todas as 34 acusações que pesavam contra ele por fraude contábil, um veredicto anunciado nesta quinta-feira (30), a cinco meses das eleições presidenciais, nas quais o republicano aspira voltar à Casa Branca.

EUA: júri torna Trump o 1º ex-presidente a ser declarado culpado por crime; VEJA

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O veredicto transforma Trump no primeiro ex-presidente americano condenado criminalmente, mas não o impede de fazer campanha para um novo mandato na Presidência dos Estados Unidos.

Trump culpado em julgamento: pagamento secreto à atriz pornô

No centro das acusações estão os reembolsos pagos ao ex-advogado de Trump, Michael Cohen, por um pagamento secreto de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels em troca de não tornar pública sua alegação sobre um encontro sexual com Trump em 2006.

Os promotores dizem que os reembolsos foram falsamente registrados como "despesas legais" para ocultar a verdadeira natureza das transações.

Juiz fixará a sentença contra Trump em 11 de julho

O juiz que preside o julgamento contra o ex-presidente americano, Donald Trump, considerado culpado, nesta quinta-feira (30), de ocultar pagamentos para comprar o silêncio de uma ex-atriz pornô, fixará a sentença em 11 de julho às 10h locais (11h de Brasília) no tribunal de Nova York.

O juiz Juan Merchan agradeceu ao júri por dar ao caso "a atenção que merecia".

'Veredicto real' será dado em 5/11, diz Trump

O ex-presidente americano Donald Trump disse que o "veredicto real" será dado nas eleições presidenciais dos EUA, em 5 de novembro.

"Foi um julgamento armado, desonrado. O veredicto real será dado em 5 de novembro pelo povo. E eles sabem o que aconteceu aqui, todo mundo sabe o que aconteceu aqui", disse Trump ao deixar o tribunal.

"Eu sou um homem muito inocente, e tudo bem. Estou lutando por nosso país. Estou lutando por nossa Constituição", acrescentou.

'Dia vergonhoso' na história dos EUA, diz presidente da Câmara

O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, o republicano Mike Johnson, descreveu como "vergonhoso" o veredicto do ex-presidente.

"Hoje é um dia vergonhoso na história americana. Os democratas comemoravam enquanto condenavam o líder do partido da oposição com acusações ridículas, baseadas no testemunho de um criminoso condenado. Foi um exercício puramente político, não legal", manifestou-se Johnson em um comunicado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ALERTA política tribunal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar