Morre Kabosu, cachorra por trás do meme ‘doge’ e de NFT milionário
Uma foto de Kabosu olhando para o lado se tornou viral em 2013. Até hoje, a imagem é uma das mais reconhecidas nas redes sociais. Cachorra virou até rosto de criptomoeda
08:23 | Mai. 24, 2024
Um ícone da cultura da internet, Kabosu, o pequeno Shiba Inu japonês que se tornou inspiração para o meme “Doge” e rosto do Dogecoin, morreu nesta sexta-feira, 24, aos 18 anos. A tutora Atsuko Sato, de 62 anos, confirmou a notícia em um poema publicado em seu blog.
“Ela faleceu silenciosamente, como se estivesse dormindo”, escreveu.
Uma foto de Kabosu olhando para o lado se tornou viral em 2013 intitulada como “doge”. Até hoje, a imagem é uma das mais icônicas e reconhecidas nas redes sociais.
Kabosu: cachorrinha morreu com 18 anos
Em dezembro de 2022, Sato revelou que Kabosu já estava doente e debilitada. Em seu blog, a tutora afirmou que a morte do animal já era esperada devido ao agravamento do quadro de leucemia e a uma doença hepática.
“Para todos vocês que amaram Kabosu – na manhã do dia 24 de maio, Kabosu cruzou a ponte do arco-íris. Ela se foi silenciosamente, sem sofrimento, como se adormecesse enquanto sentia o calor das minhas mãos acariciando-a”, escreveu.
LEIA TAMBÉM | Cachorro adotado por padre participa de missas no interior de SP
Kabosu: cachorrinha por trás no meme viral “doge”
A cachorrinha foi adotada por Sato em 2008 após um resgate e ganhou popularidade como um meme em 2013. Sato, sua tutora, postou a foto viral em seu blog em 2010 e não imaginava a proporção que tomaria.
“Eu tiro muitas fotos todos os dias; então, aquele dia não foi nada fora do comum. Kabosu adora tirar fotos; ficou encantada por ter a câmera apontada para ela”, disse ao site Know Your Meme em 2020.
A imagem de Kabosu com um olhar desconfiado e de patas cruzadas deu origem a um fenômeno massivo na Internet e ao surgimento do meme "Doge" (nome provavelmente derivado da palavra "dog").
Desde então seu nome, derivado de uma fruta cítrica japonesa, tornou-se sinônimo de memes e uma figura na comunidade criptográfica.
Cachorro famoso por meme ‘cheems’ morre após problemas de saúde; CONFIRA
Kabosu: cachorrinha rosto de criptomoeda
O rosto de Kabosu foi estampado em uma criptomoeda. Embora tenha começado como uma piada, a “Dogecoin” tornou-se uma das principais moedas digitais em valor de mercado em 2021. Um NFT da imagem foi vendido por US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 20 milhões) na época.
A criptomoeda atraiu a atenção de personalidades influentes, incluindo Elon Musk, que até adotou temporariamente a imagem de Kabosu como seu avatar no Twitter após adquirir a plataforma em 2022.
O perfil oficial da Dogecoin prestou homenagem à cadela no X, dizendo que ela era um “ser que conhecia apenas a felicidade e o amor sem limites”.