Leclerc domina treinos livres do GP da Emilia-Romagna de F1

O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, começou com perfeição o fim de semana do Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1, ao dominar as duas sessões de treinos livres realizadas nesta sexta-feira (17), em Imola.

Leclerc foi o protagonista do início desta sétima etapa da temporada, enquanto o líder do campeonato, o holandês Max Verstappen, teve dificuldades e conseguiu apenas o sétimo melhor tempo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Não muito cômodo" em sua Red Bull, Verstappen sofreu especialmente com a falta de aderência e escapou várias vezes da pista.

"É preciso rever muitas coisas porque o nosso rendimento não foi tão bom como prevíamos [...] Não atingimos o ritmo que queríamos", admitiu o atual tricampeão mundial. "Parece que todas as outras equipes deram um passo à frente", advertiu.

Se Verstappen foi o sétimo na segunda sessão, seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Perez, foi oitavo.

"As condições foram difíceis hoje", lamentou Pérez, vice-líder do Mundial de pilotos.

Leclerc, a bordo de sua SF-24, é "competitivo por enquanto", como ele mesmo avaliou.

"As condições vão mudar muito amanhã [sábado], principalmente por causa do vento", que nesta sexta-feira foi muito forte na segunda sessão. "Mas as melhorias parecem estar funcionando como prevíamos, isso é positivo", comemorou.

A Ferrari preparou para o GP da Emilia-Romagna uma série de mudanças em seus carros que, segundo especialistas, podem ajudar a escuderia a reduzir a diferença de rendimento em relação à Red Bull.

Tais avanços dão esperança aos torcedores para verem uma vitória da equipe em casa, algo que não acontece desde o GP de Monza de 2019, justamente com Leclerc.

"Não devemos esperar por uma revolução", advertiu o monegasco na quinta-feira. Sua última vitória na F1 foi GP da Áustria de 2022.

- Piastri e Tsunoda surpreendem -

Atrás de Leclerc, o segundo piloto mais rápido do dia foi o australiano Oscar Piastri (McLaren), seguido pelo japonês Yuki Tsunoda (Racing Bulls), as duas grandes surpresas desta sexta-feira em Imola.

As duas Mercedes dos britânicos Lewis Hamilton e George Russel marcaram o quarto e o quinto tempos na segunda sessão, enquanto o sexto, à frente de Verstappen, foi o espanhol Carlos Sainz (Ferrari).

O britânico Lando Norris (McLaren), que venceu o GP de Miami há duas semanas, foi apenas o 12º.

"Tínhamos coisas para testar depois das melhorias implantadas no carro em Miami", explicou Norris, satisfeito com seu desempenho.

No sábado, os pilotos poderão fazer ajustes na terceira e última sessão de treinos livres, antes de disputarem o treino de classificação, a partir das 11h00 (horário de Brasília).

hdy/dr/ol/cb/am

FERRARI N.V.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

auto-f1 auto ITA F1 NED MON Charles Leclerc Leclerc Max Verstappen Sergio Pérez Oscar Piastri Yuki Tsunoda Lewis Hamilton George Russell Andrew Shovlin Lando Norris Esteban Ocon Pierre Gasly

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar