Árbitros só falarão com capitães das seleções na Eurocopa-2024, diz Uefa

Os árbitros da próxima Eurocopa (14 de junho a 14 de julho) explicarão melhor as suas decisões, mas vão se dirigir apenas aos capitães e poderão dar cartões a outros jogadores que pretendam interferir, indicou a Uefa nesta terça-feira (14).

"Queremos árbitros com personalidade forte, que tomem decisões, por vezes impopulares, e que as aceitem, mas também queremos que sejam mais abertos", explica Roberto Rosetti, chefe da comissão de arbitragem da entidade europeia, num comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os dirigentes do próximo torneio continental "vão compartilhar mais detalhes com os jogadores e treinadores para ajudá-los a compreender porque tomaram algumas decisões" e para "criar um clima de confiança", uma vez que "recebem muita informação" do VAR, prossegue o ex-árbitro internacional italiano.

Mas como "explicar uma decisão quando há 22 jogadores à sua volta" é "impossível", sobretudo quando há "entre 200 e 250 decisões" por jogo, "pedimos a todas as equipes que garantam que o capitão é o único jogador que fale com o árbitro", acrescenta Roberto Rosetti.

Se o capitão for um goleiro, "será obviamente necessário designar um jogador de campo para ocupar essa função caso ocorra um incidente do outro lado do campo", afirma o chefe da arbitragem europeia.

Mas salvo essa exceção, "qualquer jogador que ignore o papel do seu capitão e/ou que se aproxime do árbitro demonstrando falta de respeito ou um protesto, será repreendido", conclui Rosetti.

cfe/mdm/dam/zm/aam/cb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fbl GER 2024 Eurocopa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar