Zoológico chinês tinge cães de preto e branco para se parecerem com pandas

Os cães foram pintados para se parecerem com ursos panda para tentar "atrair mais público" para o Zoológico, que afirma que nenhum dano foi causa aos animais. Veja vídeo:

17:27 | Mai. 14, 2024

Por: David Andrade
Os supostos pandas chegaram ao zoológico na quarta-feira, 1º. (foto: Reprodução/X)

A equipe do Zoológico de Taizhou, no leste da China, causou polêmica nas redes sociais após tingir cães da raça Chow Chow de preto e branco para se parecerem com filhotes de ursos panda.

Os supostos "pandas" chegaram ao zoológico na quarta-feira, 1º, e passaram por um "período de adaptação" antes de serem apresentados ao público. Os novos "pandas" do zoológico, porém, logo foram "desmascarados".

Segundo noticiou o portal NBC News, dos Estados Unidos, visitantes sentiram-se "lesados" com a atitude do local.

Cachorros ou pandas? Confira o vídeo dos novos moradores do Zoológico de Thaizou

Taizhou Zoo in Jiangsu Province dyed two chow chow puppies black and white and promoted them as so-called “panda dogs.” pic.twitter.com/Jo7q1dBzZJ

— Shanghai Daily (@shanghaidaily) May 5, 2024

Funcionários do zoológico se defendem e explicam a situação dos "pandas"

Em entrevista ao Jiangsu News, portal de notícias chinês, um membro da equipe do zoológico afirmou que teve a ideia de pintar os cães a partir de vídeos na internet. Desta maneira, a direção do local esperava aumentar o número de visitantes.

Ainda segundo funcionários do zoo, seria inviável abrigar ursos panda reais devido ao tamanho limitado do local.

Sobre tingir o pêlo dos cães, a equipe argumentou, em entrevista ao Qilu Evening News, que não vê nenhum problema, pois "pessoas normais também pintam os cabelos" e que foram utilizados corantes próprios para animais.

Rebatendo as críticas, os cuidadores do Zoológico de Taizhou afirmaram que nenhum animal foi ferido ou maltratado. Os ingressos para visitar o zoológico custam 20 yuans (cerca de R$ 14).

LEIA MAIS | Fechado para obras, Parque Ecológico do Passaré deve ser entregue em 2024

Um outro zoológico chinês já foi acusado de fantasiar humanos de ursos

O caso do Zoológico de Taizhou, ainda que bastante inusitado, não é o único a ser registrado na China. Em julho de 2023, o Zoológico de Hangzhouu, também localizado no leste da China, foi acusado de fantasiar humanos de ursos e colocá-los em exposição.

Um dos animais da espécie urso-do-sol malaio foi visto apoiado apenas nas patas traseiros, semelhante a um ser humano. Autoridades locais negaram toda e qualquer teoria de fraude para com os animais.

LEIA MAIS | Zoológico chinês nega que ursos são pessoas fantasiadas