Tubarões de 2,5 metros são vistos em canal próximo ao mar de Portugal

Dois tubarões-azuis foram encontrados por pescadores portugueses em um canal que liga a "Lagoa de Óbidos" ao mar. Veja o vídeo da aparição inesperada

15:35 | Mai. 07, 2024

Por: Évila Silveira
A espécie pode ser vista em águas mais costeiras (Imagem de apoio ilustrativo) (foto: Reprodução/Freepik)

Dois tubarões-azuis com cerca de 2,5 metros cada um foram encontrados por pescadores portugueses, próximo à chamada “Lagoa de Óbidos”, em Caldas da Rainha, Portugal. O aparecimento dos animais se deu pelo canal que liga a lagoa ao mar.

O caso aconteceu na semana passada e foi registrado pela Associação de Pescadores e Mariscadores Amigos da Lagoa de Óbidos. A espécie é encontrada em todos os mares tropicais e subtropicais do mundo e também pode ser vista em águas mais costeiras. Confira o vídeo mais abaixo.

Tubarões-azuis: a recomendação é se afastar

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha e de Óbidos alertou a Autoridade Marítima, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Proteção Civil para observar a presença das espécies dos tubarões-azuis no local.

Apesar de comum na região, o município considerou a situação algo excepcional. Segundo informado pelo jornal local Gazeta das Caldas, a presença do tubarão é "um evento extremamente raro e deverá ser encarado como casual".

O anúncio ainda alertou sobre a importância dos banhistas saírem da água caso avistem mais algum animal. 

A recomendação é para que banhistas e pescadores não persigam ou toquem nos animais. "Se se sentirem ameaçados, podem ter alterações no comportamento que envolvem risco", disse a nota divulgada nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM | Cientistas usam baleias para treinar comunicação com OVNIs; entenda

Vídeo: Tubarões de 2,5 metros são avistados em canal de Portugal