Lago na Alemanha fica totalmente roxo, intriga curiosos e atrai turistas

A última vez que o lago ficou dessa coloração foi em 2020. O fenômeno é algo natural e não representa risco aos humanos; confira

16:49 | Abr. 12, 2024

Por: Antoyles Batista
O lago Gipsbruchweihers, no sul da Alemanha, ficou totalmente roxa e tem atraído curiosos e turistas (foto: Reprodução/DW)

Um lago na Alemanha tem atraído turistas e intrigado moradores da região de Ostallgäu devido a sua cor um tanto diferente: ele é totalmente roxo. Mas se você imaginou que a coloração foi causada por poluição, está enganado. Na realidade, trata-se de um fenômeno natural, produzido por bactérias especiais. 

O lago Gipsbruchweihers, que fica no sul do pais europeu, tem sido a razão da visita de muitos curiosos à região devido a cor incomum. Essa coloração é uma raridade produzida por bactérias roxas que apenas se proliferam em condições muito específicas.

LEIA MAIS | "Portão do Inferno", a cratera na Ásia que pega fogo há 50 anos

Esses microrganismo costumam ser encontrados em locais com águas mais profundos, entretanto, podem se multiplicar de acordo com a concentração de enxofre e a intensidade da luz. Quando isso acontece, é impossível não se encantar com a cor vibrante emitida pela água. 

Apesar da coloração inusitada, lago da cor roxa não representa risco à saúde

Não é possível prever quanto tempo o espetáculo da natureza vai durar. A última vez que o lago Gipsbruchweiher ficou roxo foi em 2020.

De acordo com cientista alemães, apesar da coloração incomum, o fenômeno não representa risco à saúde de humanos e animais porque as bactérias roxa não produzem toxinas. Sabendo disso, você teria coragem de dar um mergulho nesse lago?

Confira outras notícias relacionadas: