Em tratamento de câncer, adolescente se torna campeão de karatê após sobreviver a uma parada cardíaca

Vilis Fortsmanis, de 14 anos, pratica artes marciais desde os 7 anos de idade. Ele também faz tratamento de câncer

Após sobreviver a uma parada cardíaca e ao tratamento de um câncer, Vilis Fortsmanis, de 14 anos, levou para casa uma medalha de ouro do Campeonato Escocês de karatê como faixa preta.

O caso aconteceu no último mês de fevereiro, pouco mais de um ano depois de o ser coração ter parado, e repercutiu na imprensa nesta semana. Da cidade de Inverness, o adolescente utiliza o esporte para manter sua saúde. As informações são do O GLOBO

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

 

Com uso de uma cadeira de rodas, ele pratica a versão adaptada da modalidade por causa de danos nos nervos das pernas. Ele começou nas artes marciais com 7 ano e já competiu no Campeonato da Commonwealth.

Ao STV News, Vilis declarou: "O karatê me mateve positivo. Eu nunca vou desistir".

Atualmente, o campeão está em tratamento quimioterápico contra uma leucemia linfoblástica aguda, câncer do sangue e da medula óssea que afeta os glóbulos brancos.

Vilis precisou ficar internado após sofrer insuficiência cardíaca aos 13 anos. Foi em setembro de 2023 que ele resolveu voltar aos treinos, praticados duas vezes por semana.

“Estou muito orgulhosa dele. O karatê o ajudou muito. Ele nunca parou de lutar", afirmou a mãe dele, Liana.

A instrutora de Vilis, Dolina Ross, também não esconde o orgulho que sente por ele. "Vilis é incrível. Pensamos que o tínhamos perdido, mas ele se recuperou. Ele só conseguia pensar em karatê e em voltar às aulas”, conta.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

karatê câncer parada cardíaca campeonato escocês

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar