Homem é expulso de voo e preso por antissemitismo e agressão

O incidente aconteceu na terça-feira, 19, no voo 2506 da American Airlines

13:12 | Mar. 24, 2024

Por: Gabriela Monteiro
Shail Patel aparece em vídeo exaltado e começa a xingar as pessoas presentes no avião (foto: Reprodução/ X (antigo Twitter))

Um homem de 29 anos foi expulso de um voo da American Airlines e preso por insultos e falas antissemitas proferidas contra funcionários da companhia aérea e passageiros. Imagens divulgadas na plataforma X - de Elon Musk - mostram Shail Patel com tom de voz alterado, ofendendo os presentes e depois sendo contido e escoltado para fora da aeronave por um policial que também estava na aeronave.

O incidente aconteceu na terça-feira, 19, no voo 2506 da American Airlines de Tampa para Filadélfia. O tumulto gerou um atraso de 30 minutos para a decolagem e iniciou após Shail desobedecer a comissária, que pediu para que ele se sentasse e lhe chamou de “Kike” - de pronúncia caique - duas vezes.

Conforme o American Jewish Committe, o termo é considerado ofensivo e usado para insultar e rebaixar pessoas de fé ou etnia judaica, sendo apontada amplamente como discurso de ódio.

O jornal americano The Post teve acesso ao processo criminal. O documento dizia que ele tinha “olhos vermelhos e cheirava a álcool”, e diz ainda que “ele começou a agir de forma irregular, gritando e xingando os passageiros”.

Shail teria batido na mão e no rosto e cuspido em um dos passageiros. As imagens divulgadas mostram o homem gritando com as pessoas no avião. Veja o vídeo:

“A maioria das pessoas aqui é branca. Estou tentando chegar ao meu país de origem e todos vocês tornaram mais difícil para mim”, disse ele.

Ao jornal britânico Daily Mail , a companhia aérea disse que “antes da partida do voo 2506 da American Airlines com serviço de Tampa (TPA) para Filadélfia (PHL), a aplicação da lei foi solicitada à aeronave devido a um distúrbio na cabine envolvendo um perturbador cliente”.

Policiais foram acionados e Shail Patel foi levado para fora do avião e preso sob acusação de agressão e intoxicação desordenada.

De acordo com o The Post, ele ficou preso no condado de Hillsboro e solto após pagamento de fiança de U$ 2.150, na sexta-feira, 22.