Polícia canadense orienta facilitar roubo de carros; entenda
A recomendação é que os moradores facilitem o acesso às chaves de seus carros, pois o número de roubos é tão grande que a polícia local não consegue conter
15:44 | Mar. 15, 2024
Em meio a um problema generalizado de roubo de carros em Toronto, no Canadá, um policial responsável por investigar e prevenir roubos de carros deu um conselho questionável no fim de fevereiro. Ele recomendou aos moradores que deixem as chaves dos veículos acessíveis para os ladrões.
A maior cidade do Canadá enfrenta um número tão grande de roubos que a força policial local não consegue conter. A cada seis minutos, um veículo é roubado no país, de acordo com a Associação Canadense de Finanças e Leasing (CFLA).
'Alô, é o golpe da falsa central?' CONHEÇA fraude e medidas de proteção
Por isso, a recomendação é de que os moradores facilitem o acesso às chaves de seus carros em casa para que os ladrões não ataquem pessoas.
Policial aconselha deixar chave de carro fora de casa para facilitar roubo
Em uma reunião de segurança comunitária em Etobicoke, foi sugerido como lidar com o problema crescente de roubo de carros. Um policial do Serviço de Polícia de Toronto (TPS), sugeriu que os proprietários de carros deixassem as chaves na porta da frente.
“Para evitar a possibilidade de ser atacado em sua casa, deixe suas chaves na porta da frente, porque eles estão invadindo sua casa para roubar seu carro. Eles não querem mais nada”, disse Marco Ricciardi na reunião, conforme o jornal Wionews.
Para roubar carros, os criminosos invadem as casas para pegar as chaves, o que pode representar uma ameaça à vida, à segurança pública, podendo resultar em danos materiais, como arrombamento de janela, segundo ele.
LEIA TAMBÉM | Motorista de app usa capinha com pregos para evitar roubo
Internautas reagem ao conselho da polícia de Toronto
Comentários nas redes sociais criticaram e ironizaram a postura do policial sobre aconselhar que ladrões tivessem acesso facilmente às chaves do carro.
“Por que parar aí? Não se esqueça de encher o tanque de gasolina para não incomodá-los”, disse um internauta em resposta nas redes sociais.
“Deixe seu dinheiro na porta também, talvez eles precisem dele para abastecer. Você não gostaria de ser responsabilizado por assalto à mão armada em um posto de gasolina”, escreveu outro.
Em resposta, a Polícia de Toronto se pronunciou no X (antigo Twitter) na última quarta-feira, 13. No comunicado, a equipe alegou estar ciente da fala do policial e trouxe uma lista com dicas de prevenção a invasões residenciais e contra roubo de automóveis.
An officer at a recent community meeting suggested that people leave the keys to their vehicle in a faraday bag by the front door. While well meaning, there are better ways to prevent auto theft motivated home invasions. Learn more here: https://t.co/z8JSOcIaCe pic.twitter.com/dLH92dirzd
— Toronto Police (@TorontoPolice) March 14, 2024Procura por alternativas de segurança para carros
Os roubos de automóveis na maior cidade do Canadá aumentaram 150% nos últimos seis anos, segundo o The New York Times.
A epidemia de roubos de automóveis na maior cidade do Canadá deixou muitos habitantes assustados. Alguns recorreram para meios criativos como a instalação de postes de amarração de carros nas calçadas das casas.
A demanda por rastreamento de veículos por parte das seguradoras em Ontário quase dobrou os negócios da Tag Tracking, uma empresa com sede em Montreal, nos últimos dois anos, disse Freddy Marcantonio, vice-presidente da empresa, para o The New York Times.