Com mais de 8 mil anos de idade, pão mais antigo do mundo é encontrado na Turquia
Considerado o pão mais antigo do mundo, a descoberta tem cerca de 8.600 anos de idade e foi feito com trigo, água e sementes
12:56 | Mar. 15, 2024
Arqueólogos de uma universidade da Turquia encontraram o pão mais antigo do mundo. O alimento feito à base de farinha de trigo e água tem idade aproximada de 8.600 anos. O material ainda apresenta resíduos de cevada e sementes de ervilha.
O achado se deu no sítio arqueológico de , na cidade de Konya, região central da Turquia, por cientistas da Universidade Necmettin Erbakan.
A hipótese é de que o suposto padeiro juntou os ingredientes e fez uma massa esponjosa do tamanho da palma de uma mão. Porém, a pessoa optou por não cozinhar a mistura e deixou-a perto de um fogão onde, com o passar do tempo, foi coberta por camadas de terra.
Esse fator possibilitou a identificação da massa a olho nu. E com os resultados das análises microscópicas, os cientistas confirmaram estar diante do pão mais antigo do mundo.
LEIA MAIS | Descoberta arqueológica reabre debate sobre primeiros habitantes do Brasil
Pão mais antigo do mundo revela detalhes da vida no período Neolítico
Em entrevista à Anadolu Ajansi, agência estatal de notícias turca, o professor Ali Umut Türkan, docente da Universidade de Anadolu, na Turquia, afirmou que o pão foi descoberto em 2021, porém a íntegra das pesquisas só foram divulgadas neste ano.
Ainda segundo as pesquisas, o fato de o pão apresentar uma camada de argila ao seu redor possibilitou a preservação do material. E por não ter sido cozida, a mistura preservou amidos e outros compostos oriundos da fermentação, que ajudaram na identificação do material. Tais características tornaram a descoberta única no mundo, segundo Ali Umut Türkan.
Além de análises microscópicas, testes de carbono detectaram que a massa foi feita numa data aproximada ao ano 6.600 antes de Cristo. Essa época é considerada pelos historiadores como parte do período chamado "Neolítico", ou "Idade da Pedra Polida".
LEIA MAIS | Pinturas rupestres do Neolítico são descobertas no sudeste da França
As principais ações humanas no Neolítico foram o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, a utilização do arco e flecha e da dominação do fogo. Estas ferramentas abriram caminho para que o ser humano se organizasse em vilas e, posteriormente, em cidades, abandonando as práticas .
A antiga cidade de Çatalhöyük, atual Konya, onde o pão mais antigo do mundo foi encontrado, é tida como uma das primeiras áreas de urbanização da Turquia e do mundo. Arqueólogos avaliam que cerca de 8 mil pessoas mantinham residências próximas na região naquela época.
Ali Umut Türkan complementa que Çatalhöyük foi o centro de outras inovações tecnológicas, como os primeiros materiais têxteis, artigos de madeira e tintas de parede. "Konya e a Turquia têm muita sorte nesse sentido", completa o professor.
LEIA MAIS | Descoberta arqueológica reabre debate sobre primeiros habitantes do Brasil