Quartas de final da Liga Europa terão os italianos Milan, Roma e Atalanta

As oitavas de final da Liga Europa se encerraram nesta quinta-feira (14) com a classificação das oito equipes para a próxima fase, entre elas três italianos: Milan, Roma, Atalanta, West Ham, Benfica, Olympique de Marselha, Liverpool e Bayer Leverkusen, que conseguiu uma classificação dramática nos acréscimos.

Mais cedo, com um gol do brasileiro Lucas Paquetá o West Ham goleou o Freiburg por 5 a 0. Os 'Hammers' haviam perdido por 1 a 0 no jogo de ida, mas tendo vencido o Freiburg duas vezes na fase de grupos mostraram sua força e se recuperaram da derrota sofrida na Alemanha há uma semana.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Paquetá abriu o placar após um escanteio e Jarrod Bowen ampliou deixando o time inglês em vantagem no placar agregado ainda antes do intervalo.

Na segunda etapa, Aaron Cresswell chutou colocado e fez 3 a 0. E então foi a vez de Mohammed Kudus brilhar coroando a bela noite dos atuais campeões da Europa Conference League.

O ganês partiu do meio de campo e superou a defesa do Freiburg para marcar o quarto gol de sua equipe. E depois o mesmo Kudus soltou uma bomba da entrada da área fechando a goleada do time comandado pelo técnico David Moyes.

O resultado também foi um grande impulso para as esperanças da Inglaterra de ter cinco vagas na Liga dos Campeões da próxima temporada ao terminar como uma das duas primeiras nações no ranking com base no desempenho dos clubes nas competições europeias nesta temporada.

O Milan, sete vezes campeão europeu, avançou às oitavas com uma vitória por 3 a 1 sobre o Slavia Praga, que atuou durante a maior parte do jogo com 10 jogadores, na capital tcheca.

Depois de perder por 4 a 2 na partida de ida, o Slavia viu sua missão se tornar quase impossível quando Tomas Holes recebeu um cartão vermelho direto após uma revisão do VAR por uma falta em Davide Calabria.

Três gols rápidos de Christian Pulisic, Ruben Loftus-Cheek e Rafael Leão encaminharam a classificação antes do intervalo.

Sem representantes nas quartas de final da Liga dos Campeões, o futebol italiano terá três na Liga Europa: a Roma perdeu por 1 a 0 para o Brighton mas fez valer a vitória por 4 a 0 na ida. E a Atalanta venceu o português Sporting de virada por 2 a 1 (3 a 2 no agregado).

O Benfica acabou com as esperanças do Rangers de mais uma boa campanha na Liga Europa com uma vitória por 1 a 0 sob a forte chuva que caiu em Glasgow, e se classificou com um placar agregado de 3 a 2.

Em um jogo de poucas chances, Rafa Silva finalizou com calma após um passe do atacante argentino Angel Di Maria a 24 minutos do fim e o gol foi confirmado após inicialmente a arbitragem ter visto um impedimento.

O Olympique de Marselha levou um susto mas conseguiu a classificação diante do Villarreal.

O time espanhol pôs fim à invencibilidade do técnico Jean-Louis Gasset no comando da equipe do sul da França, mas sua vitória por 3 a 1 em casa não foi suficiente para os espanhóis, que perderam por 5 a 3 no placar agregado.

O 'Submarino Amarelo' marcou por meio de Etienne Capoue (32'), Alexander Sorloth (54') e Yerson Mosquera (85') levando os torcedores a acreditarem no troco (após a derrota por 4 a 0 na ida). Mas Jonathan Clauss marcou nos acréscimos (90'+4) garantindo a classificação do time de Marselha para as oitavas de final.

"Hoje fizemos um grande jogo e fomos superiores. O futebol costuma ser assim. Com um pouco mais de sucesso teríamos passado com mais de um gol de diferença", disse o meia do Villarreal, Dani Parejo. "Estou orgulhoso dos meus jogadores, vimos um jogo muito bom e, considerando as duas partidas, o resultado não me parece justo", lamentou o técnico espanhol Marcelino.

No fim da jornada, o Liverpool voltou a golear o Sparta Praga. Na República Tcheca os 'Reds' haviam vencido por 5 a 1 e nesta quinta-feira, em Anfield, foram mais longe, com um retumbante 6 a 1.

Em um início avassalador, o time inglês conseguiu fazer 4 a 0 aos 14 minutos com gols de Darwin Núñez (7'), Bobby Clark (8'), Mohamed Salah (10') e Cody Gakpo (14')

"Foi uma vitória incrível, e primeiros 15 minutos incríveis", comemorou Gakpo após um placar agregado de 11 a 2. "É o que tínhamos em mente. Mostra a confiança que a equipe tem neste momento".

Dominik Szoboszlai marcou o quinto no início do segundo tempo (48') e Gakpo fez o seu segundo pouco depois (55').

Tudo foi mais complicado para o Bayer Leverkusen, invicto nesta temporada contando todas as competições que está disputando e líder isolado da Bundesliga. O time alemão superou uma desvantagem de 2 a 0 no seu estádio diante do Qarabag aos 71 minutos para acabar vencendo por 3 a 2 (5-4 no placar agregado).

Os dois gols de Patrick Schick nos acréscimos (90'+3 e 90'+7) levaram a torcida ao delírio e a vitória permitiu à equipe de Xabi Alonso avançar de fase e aumentar sua impressionante invencibilidade nesta temporada para 37 jogos.

"Não foi o nosso melhor desempenho hoje, mas vencemos com coração e paixão. Tudo pode acontecer no futebol", disse Alonso.

kca/nf/aam/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

C3 fbl EUR Davide Calabria Rafa Silva Etienne Capoue Ruben Loftus-Cheek Jean-Louis Gasset Tomas Holes Jonathan Clauss Alexander Sorloth Angel Di Maria Aaron Cresswell Lucas Paqueta Jarrod Bowen David Moyes Rafael Leao Mohammed Kudus Christian Pulisic

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar