Voo perde altitude e passageiros 'voaram pela cabine'
Súbita perda de altitude durante trajeto fez com que pessoas fossem lançadas ao teto da aeronave. Entenda o que se sabe até agora
Nesta segunda-feira, 11, um avião da Latam realizava a rota entre a Austrália e a Nova Zelândia quando sofreu uma repentina redução de altitude, resultando em 50 passageiros que passaram por triagem no desembarque.
A brusca descida ocorreu durante o voo LA800 que ligava Sydney (Austrália) a Santiago (Chile), com escala em Auckland (Nova Zelândia), e levou algumas pessoas a serem arremessadas contra o teto da cabine.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM | Passageiros entram em pânico após forte turbulência em avião na Espanha
Em comunicado, a Latam informou que 10 pessoas precisaram ser hospitalizadas. Sete dessas eram passageiros e três eram tripulantes.
Mudança súbita de altitude da aeronave
Segundo o site que rastreia voos comerciais, Flightradar24, a aeronave perdeu altitude entre 2h20 e 2h27 , saindo de 41 mil pés, ou 12.497 metros, para 40.692 pés, ou 12.403 metros, cerca de 94 metros de altura. Ou seja, em cerca de 7 minutos, o Boeing 787-9 Dreamliner perdeu quase 100 metros de altitude.
Mais detalhes sobre o “evento técnico”, como definiu a companhia aérea, ou o que o causou ainda não são conhecidos. O rastreador de voos registrou ainda o avião perdendo altitude cerca de duas horas após o início do voo.
LEIA TAMBÉM | Queda de Avião deixa sete mortos em Minas Gerais
Passageiros foram arremessados para o teto
Um passageiro contou ao The New York Times que não houve aviso prévio de que os passageiros deveriam apertar os cintos de segurança, como normalmente precederia a turbulência num voo.
"O avião, sem aviso prévio, simplesmente caiu. Caiu diferente de tudo que já experimentei em qualquer tipo de turbulência menor, e as pessoas foram jogadas para fora de seus assentos, atingiram o topo do teto do avião”, disse o passageiro Brian Jokat.
Em torno de 50 passageiros foram recebidos por equipes médicas após o pouso. 12 dessas pessoas, uma em estado grave, foram levadas para três hospitais, informou o serviço de ambulância de Auckland.
Um passageiro a bordo do voo, que conversou com a afiliada local da CNN, RNZ, disse que houve uma “queda no ar”. “As pessoas voaram pela cabine”, afirmou.
Segundo ele, vários passageiros não usavam cinto de segurança no momento da queda repentina. “As pessoas também ficaram muito assustadas”, acrescentou.
Outra passageira disse que o avião “simplesmente parou” e que “as pessoas voaram”.
Novo voo irá para o Chile
A Latam Airlines é a principal companhia aérea do Chile e faz escalas regularmente em Auckland a caminho de Santiago. O voo estava programado para continuar de Auckland para Santiago, capital chilena, ainda na segunda-feira, 11. A viagem foi suspensa.
A Latam disse ao The New York Times que o trecho do voo foi cancelado e que os passageiros com destino a Santiago seriam transportados para o destino final na terça-feira, 12. Conforme a empresa, estão sendo oferecidos alimentação e hospedagem aos passageiros prejudicados pela suspensão do voo.