Apocalipse das cigarras? Bilhões de insetos irão emergir do chão nos EUA pela 1ª vez em mais de 220 anos

Aparição de bilhões de cigarras ao mesmo tempo nos Estados Unidos aconteceu pela última vez no ano de 1803 e voltará a ocorrer em maio de 2024; entenda fenômeno raro

A primavera deste ano no hemisfério norte será mais movimentada que o habitual devido a presença de bilhões de cigarras que devem "invadir" os Estados Unidos (EUA) até o fim do mês de maio. O fenômeno previsto está sendo chamado de o "apocalipse das cigarras" e ocorre diante de um evento raríssimo, quando duas ninhadas diferentes de cigarras periódicas surgem na mesma época. 

Os registros mais recentes de algo semelhante com esse fenômeno datam o ano de 1803, ou seja, há mais de dois séculos, quando Thomas Jefferson ainda era presidente dos EUA.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O que são cigarras e com elas podem ocasionar o apocalipse das cigarras?

O termo cigarra é a designação comum aos insetos homópteros da família dos cicadídeos, que reúne os maiores representantes da ordem. Ao todo, existem em torno de 1.500 espécies de cigarras vivendo nos trópicos das Américas ou na bacia do Mediterrâneo.

A ocorrência do "apocalipse das cigarras" está intimamente ligado com o ciclo de vida desses animais. Assim que os ovos desses insetos eclodem ainda nas cascas das árvores, as ninfas descem até o solo e se enterram em buracos com até 2,5 metros de profundidade.

Nesse estágio, as ninfas permanecerão enterradas por entre 4 e 17 anos, dependendo da espécie. Aquelas que passam mais de 10 anos enterradas no solo para então emergirem são conhecidas como cigarras periódicas. 

Independentemente do tempo de ninfa, assim que emergem da terra, os animais precisam trocar de pele e então iniciam o ciclo de acasalamento, com os machos produzindo sons estridentes para chamar atenção das fêmeas.

Após o processo de postura dos ovos ser concluído, os animais adultos morrem e o ciclo se reiniciam com suas proles.

Apocalipse das cigarras vai acontecer quando?

Há dois tipos de cigarras periódicas que surgem em abundância nos Estados Unidos e outras regiões do hemisfério norte, as classificadas como Brood XIX, ou Great Southern Brood, que passam 13 anos enterradas, e a ninhada do Norte de Illinois, ou Ninhada XIII, que emergem do solo a cada 17 anos.

No entanto, o ano de 2024 marca o encontro dos dois grupos, ocasionando o fenômeno raro que está sendo chamado por norte-americanos nas redes sociais como o apocalipse das cigarras

O grupo que surge a cada 13 anos e irá emergir em 2024 trata-se da maior ninhada periódica de cigarras e os insetos se concentram no sudeste dos Estados Unidos, enquanto a ninhada com periodicidade de 17 anos estará mais para o centro-oeste do país.

De acordo com a Universidade de Connecticut, os insetos devem emergir do solo por volta do mês de maio quando a temperatura do solo estiver por volta de 18ºC. A expectativa é de que bilhões de insetos saiam do solo no referido mês. Ainda segundo a universidade, é provável que o processo dure ao menos 6 semanas. 

Qual perigo da cigarra e os riscos do apocalipse das cigarras? 

Projeções da Universidade de Connecticut indicam que as duas ninhadas não devem coexistir em um mesmo ambiente, sendo a maior chance de sobreposição em trechos da floresta de Springfield, Illinois. De acordo com especialistas, o próximo encontro de ninhadas de cigarras periódicas só deve acontecer no ano de 2245.

Um comunicado feito pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign informou que apesar de barulhentos, os insetos são inofensivos e podem ser apreciados pelos entusiastas da natureza e dos bichos.

Apocalipse das cigarras: Onde vai ocorrer nos Estados Unidos?

Um mapeamento da Universidade de Connecticut indica que o apocalipse das cigarras irá ocorrer em todo o centro-oeste, sudeste e norte dos Estados Unidos e deve se estender por toda a primavera deste ano. 

O norte de Illinois, juntamente com o sul de Wisconsin, o leste de Iowa e o noroeste de Indiana, assim como o centro e o sul de Illinois, a maior parte do Missouri e áreas dispersas de Kentucky, Tennessee, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Alabama, Mississippi, Louisiana e Arkansas devem vivenciar o fenômeno com maior intensidade. 

Confira notícias relacionadas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

apocalipse de cigarra eua cigarras cigarras periodicas apocalipse

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar