Titan: áudio revela últimos sons no submersível que implodiu

Projeto destrincha o acidente e traz novas informações ao público sobre a implosão do submersível Titan. Entenda a descoberta dos últimos sons da tripulação

16:54 | Mar. 07, 2024

Por: Caynã Marques
Com cinco pessoas abordo, o submersível Titan desapareceu em junho de 2023. Veja o que se sabe um ano depois (foto: Reprodução/ AFP PHOTO / OceanGate Expeditions)

Na semana passada, um teaser de “Minute by Minute” (ou “Minuto por Minuto: O Desastre do Submersível Titan”) apresentou um novo áudio de ruídos estranhos e rítmicos de batidas. Acredita-se que os sons tenham vindo do submersível Titan, que ceifou a vida de cinco passageiros ao implodir em junho de 2023.

O clipe de som, anteriormente não divulgado ao público, foi entregue à equipe que está produzindo o documentário, com base nas informações do Reino Unido e da Força Aérea Canadense, que liderou a missão de busca e resgate.

CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp

A sinopse do programa diz: “Um ano após a tragédia, Minuto por Minuto: O Desastre do Submersível Titan, produzido pela ITN Productions para o Canal 5 no Reino Unido, cria uma imagem detalhada dos eventos que levaram à expedição predestinada aos destroços do Titanic e pergunta que lições podem ser aprendidas.”

Em 20 de junho, o capitão da Guarda Costeira disse aos repórteres: “Esta é uma busca muito complexa, e a equipe unificada está trabalhando para trazer todos os recursos e conhecimentos disponíveis o mais rápido possível. O esforço para resolver este problema é muito complexo.”

Dois dias depois, a Guarda Costeira dos EUA afirmou que o navio implodiu debaixo d'água e todos a bordo morreram.

Submarino Titan: vídeo mostra reação do corpo humano em implosão; VEJA

Submersível Titan: CEO da embarcação brincou antes da tragédia

Além de trazer esses sons, que provavelmente foram as últimas tentativas da tripulação de pedir ajuda, o documentário também vai relatar a pré-viagem que resultou na tragédia.

Apenas dois meses antes do desastre do Titan, o CEO da OceanGate Expeditions — responsável pelo projeto — Stockton Rush, apareceu em um programa de rádio canadense onde brincou: “O que poderia dar errado?”, transmitindo sua total confiança de que a missão não tinha como resultar em algo trágico.

Submersível Titan: relembre a fatalidade

Um submarino, ou mais precisamente submersível, conhecido como The Titan, ganhou as manchetes em 18 de junho de 2023, quando embarcou em uma viagem ao fundo do Oceano Atlântico para ver os destroços afundados do Titanic e desapareceu com cinco passageiros a bordo.

Quatro dias depois, a Guarda Costeira dos EUA declarou os passageiros do submarino mortos após descobrir que o Titan havia implodido debaixo d'água. Infelizmente, nenhum de seus restos mortais pôde ser recuperado.

Veja quem foram as cinco vítimas:

  • Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions
  • Hamish Harding, proprietário da Action Aviation
  • Paul-Henri Nargeolet, especialista em mergulho
  • Shahzada Dawood, empresário paquistanês
  • Suleman Dawood, filho de Shahzada 19 anos

Submersível Titan: ouça últimos sons no submersível

Diretor de Titanic nega que fará filme sobre submarino que implodiu: boato ofensivo; SAIBA MAIS