Brasileiro de 11 anos ajuda a aprender golpista que vendeu iPhone falso nos EUA
Com apenas 11 anos, Henzo Lopes traduziu a denúncia de seus pais, que não são fluentes em inglês, à polícia. Caso aconteceu em Boston. Policiais presentearam o menino
18:49 | Mar. 04, 2024
O que seria um presente significativo dos pais, residentes nos Estados Unidos, ao filho, acabou se tornando motivo de apreensão. O casal Hiara Lopes, de 28 anos, e Gleydson Cunha, de 36 anos, decidiram presentear seu filho, Henzo, de 11 anos, com um iPhone 14. Porém, após analisar o produto, perceberam que haviam caído em um golpe.
Ao tentar reconhecer a malfeitora e acusá-la para a polícia, quem partiu com as informações foi justamente Henzo. O casal não fala inglês, ao contrário do menino, que fala fluentemente.
CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp
"A gente não sabe inglês. Apenas o Henzo sabe. Então, meu marido levou ele para ajudar na tradução para a polícia. A gente tinha apenas a placa do carro do casal de criminosos que fez a negociação", destacou Hiara ao g1 Espírito Santo.
O desfecho do golpe começou a mudar justamente quando estavam chegando na delegacia. Gleydson viu o carro do casal que aplicou o golpe sendo dirigido pela mulher que fez a negociação.
A família, junto com o filho, chegou a perseguir a suspeita nas ruas de Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos.
Celular roubado? VEJA dicas de segurança se perder o aparelho
Brasileiro de 11 anos ajuda a aprender golpista: perseguição policial
Durante a perseguição, o carro de Gleydson colidiu com o da mulher com quem negociou o aparelho falso. Foi quando a polícia local parou os dois. A golpista chegou a acusar o pai de Henzo de apontar uma arma para a cabeça dela.
Família brasileira é resgatada de naufrágio na Colômbia; VEJA
Na hora da abordagem policial, foi Henzo quem explicou todo o processo e impressionou com toda sua calma e clareza ao se comunicar em inglês, explicou a mãe. "Foi o Henzo que explicou aos policiais que o pai nem arma tinha", comenta Hiara.
Segundo informações do casal durante a entrevista, a responsável por vender o celular falso foi presa e teve seu carro guinchado. Pai e filho foram direcionados para uma delegacia próxima para prestar depoimento.
"Chegamos na delegacia e logo fomos prestar esclarecimentos para o xerife. Quem fez a tradução de tudo que tinha acontecido foi o Henzo. Os policiais ficaram encantados porque, apesar da adrenalina que ele tinha passado com o pai, ele mantinha a calma”, lembra a mãe.
Durante a conversa não foi necessário um intérprete pois Henzo auxiliou em toda a comunicação.
Brasileiro de 11 anos ajuda a aprender golpista: fluência em inglês é graças a filmes e séries de TV e jogos online
A família, que é natural do Espírito Santo, se mudou para os Estados Unidos há oito meses. Atualmente, Hiara trabalha na área da limpeza e Gleydson é pintor. Os dois se mudaram para o país com o intuito de juntar dinheiro de forma mais rápida.
A mãe diz que descobriu a fluência do filho em outro idioma quando, durante uma viagem, o garoto começou a conversar com outras pessoas em inglês. O fato surpreendente era que o menino, dnaquele momento, tinha apenas 7 anos de idade.
Bebê brasileira vira atração turística durante férias com a família na Índia; ENTENDA
"A gente se assustou. Ele até disse 'mamãe, eu sempre te disse que sabia'. Henzo literalmente, aprendeu inglês sozinho por meio de filmes, séries de TV e de jogos no computador", explica Hiara.
Brasileiro de 11 anos ajuda a aprender golpista: policiais homenageaiam Henzo e emocionam a família
Dias depois do ocorrido, os policiais entraram em contato com a família solicitando a presença deles na delegacia em que haviam registrado o boletim de ocorrência. Com apenas um horário e a data específica, eles não receberam outras informações sobre o encontro.
Ao chegar no recinto, foram indagados pelos policiais se durante a última visita na delegacia eles haviam esquecido alguma coisa. Porém, as perguntas foram repassadas de forma bem séria, o que assustou a família.
Logo em seguida, de acordo com a mãe, o xerife pediu para o menino levantar e pegar algo que estava na prateleira de uma estante.
"Era um iPhone 15 novo. Foi aí que começamos a perceber o que estava acontecendo. O xerife também deu uma carta escrita à mão para o Henzo e, neste momento, os policiais entraram com outros presentes, como um PlayStation 5, um óculos de realidade virtual, um fone de ouvido e US$750 de gift card", conta a mãe emocionada.
O momento da entrega dos presentes foi relembrado pela mãe. Segundo ela, o xerife disse que Henzo é uma boa pessoa e pediu para ele manter boas notas na escola e continuar cuidando dos pais.
Mulher finge próprio sequestro para esconder que largou faculdade nos EUA; ENTENDA