Ataque contra mesquita no leste Burkina Faso provoca dezenas de mortes
Dezenas de pessoas morreram no domingo (25) em um ataque contra uma mesquita no leste de Burkina Faso, informaram à AFP nesta segunda-feira fontes das forças de segurança e moradores da região.
"Pessoas armadas atacaram uma mesquita de Natiaboani no domingo, por volta das 5H00, provocando dezenas de mortes", afirmou uma fonte das forças de segurança.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"As vítimas são muçulmanos, a maioria homens que compareceram à mesquita para rezar", disse um morador da localidade.
Outra fonte local declarou que os "terroristas entraram na cidade durante a madrugada, cercaram a mesquita e atiraram contra os fiéis que estavam no local para a primeira oração do dia. Várias pessoas morreram, incluindo um importante líder religioso".
"Foi um ataque de grande envergadura, levando em consideração o número de criminosos. Também provocou danos materiais importantes", acrescentou.
Natiaboani é uma localidade rural que fica 60 quilômetros ao sul de Fada N'Gourma, centro administrativo da região Leste, alvo frequente de ataques de grupos armados desde 2018.
Mesquitas e imãs foram alvos de ataques atribuídos a extremistas nos últimos anos.
Também no domingo, pelo menos 15 pessoas morreram e duas ficaram feridas em um ataque durante uma missa em uma igreja católica na localidade de Essakane, norte de Burkina Faso, anunciou o vigário-geral da diocese de Dori, o padre Jean-Pierre Sawadogo.
Burkina Faso enfrenta desde 2015 ataques jihadistas atribuídos a movimentos armados vinculados à Al-Qaeda e ao grupo Estado Islâmico, que deixaram quase 20.000 mortos e mais de dois milhões de deslocados.