Guatemala apreende mais de meia tonelada de cocaína da Costa Rica
As autoridades antidrogas da Guatemala apreenderam 525 quilos de cocaína escondidos em um contêiner que chegou a um porto do Pacífico vindo da Costa Rica, informaram fontes oficiais neste sábado (10).
A droga foi encontrada em uma caixa de metal dentro de um contêiner na empresa portuária APM, localizada no departamento sul de Escuintla, a cerca de 110 quilômetros da Cidade da Guatemala, disse aos jornalistas o porta-voz da Procuradoria-Geral, Moisés Ortiz.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O responsável comentou que a operação começou na tarde de sexta-feira e não descarta um aumento nas apreensões de droga, já que continua "em desenvolvimento com a revisão de mais seis contêineres que são suspeitos de conterem drogas ilícitas".
Agentes da Promotoria de Delitos de Entorpecentes participam da operação em coordenação com a Polícia Nacional Civil e o Exército da Guatemala por meio da Marinha de Defesa Nacional.
Enquanto isso, a polícia especificou em sua conta na rede social X que o carregamento chegou da Costa Rica e no momento não informa nenhuma prisão.
Os cartéis internacionais utilizam a América Central - com a ajuda de traficantes de drogas locais - para transportar drogas para o México e os Estados Unidos.
Em 2023, as forças antidrogas da Guatemala apreenderam mais de três toneladas de cocaína, uma redução de quase 50% em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais.
Segundo Washington, 90% da cocaína que entra em seu território passa pelo México e pela América Central em pequenos aviões, barcos e submarinos.
ec/db/aa