Neto cria dispositivo que avisa se idoso com Alzheimer caiu ou saiu de casa
Tutoriais do YouTube ajudaram o jovem a transformar sua preocupação com a avó em um dispositivo para pacientes com Alzheimer. Confira como funciona
07:00 | Jan. 31, 2024
O adolescente indiano Hemesh Chadalavada, de 17 anos, criou um dispositivo para monitorar idosos com Alzheimer caso se afastem para muito longe ou sofram uma queda.
O "Alpha Monitor" tem uma tecnologia de longo alcance conhecida como LoRa, permitindo detectar uma pessoa a até 1 km de distância nas cidades e em até 5 km no campo.
Ele queria produzir um dispositivo que não funcionasse com Wi-fi ou Bluetooth. Isso porque essas conexões enfraquecem quando uma pessoa sai do alcance limitado das frequências.
O jovem resolveu criar o aparelho após cuidar da avó dele, que tem a doença. Ele notou que a idosa havia deixado o gás de cozinha ligado e resolveu pensar em uma forma de deixá-la segura sozinha.
Alpha Monitor: outras funções para ajudar pacientes com Alzheimer
O monitor também mede pulso, temperatura e ajuda a lembrar a pessoa de tomar seus medicamentos.
O dispositivo pode ser usado como crachá ou pulseira, possui um rastreador GPS capaz de rastrear a localização do paciente e alerta os cuidadores ou familiares para evitar que os idosos se percam.
Chadalavada está trabalhando para adicionar a funcionalidade de prever padrões de movimento dos pacientes, utilizando tecnologia de aprendizado da máquina.
LEIA TAMBÉM | 6 mitos e verdades sobre o Alzheimer
Processo criativo
Chadalavada aprendeu sobre robótica e eletrônica em vídeos no YouTube e desenvolveu 20 protótipos do “Alpha Monitor”.
Além do convívio com a avó, o adolescente passou um tempo no centro administrado pela Sociedade de Alzheimer e Distúrbios Relacionados da Índia, para saber mais sobre a doença.
Jovem prodígio
Aos 12 anos, ele já havia criado um “detector de calor” para que ele e seus amigos pudessem praticar esportes antes que ficasse muito quente.
Em 2022, ele ganhou 10 milhões de rúpias (R$ 500 mil reais) do concurso Samsung Solve for Tomorrow e foi designado como aprendiz de alguns dos principais engenheiros da empresa.
Alzheimer: doença neurodegenerativa e progressiva
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e progressiva, que provoca alterações na memória, incidindo em alterações comportamentais, de personalidade e de humor.
Nomeada em homenagem ao médico alemão Alois Alzheimer, que a descreveu pela primeira vez em 1906, a doença afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas apresentam algum tipo de demência, sendo que 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.