Conheça Harbin, a cidade na China que anualmente constrói uma cidade de gelo

A cidade de gelo de Harbin tem cerca de 600 mil metros quadrados e conta com parques, apresentações e até monumentos feitos de água congelada

09:34 | Jan. 28, 2024

Por: David Andrade
O Festival Internacional de Esculturas de Gelo e Neve de Harbin ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro, na China. (foto: Reprodução: Adobe Stock/Tony Vingerhoets)

Se no Ceará as reclamações de calor excessivo fazem parte da rotina dos moradores do Estado, no município chinês de Harbin, a população local está longe de ter esse problema. Anualmente, durante o inverno no hemisfério norte, a população se reúne para construir, literalmente, uma cidade de gelo, com mais de 600 mil metros quadrados

Com prédios de até 45 metros de altura, ruas, parques de diversão e outros espaços feitos inteiramente de gelo, a cidade faz parte do Festival Internacional de Esculturas de Gelo e Neve de Harbin. Toda essa estrutura ocupa uma área equivalente a quase 73 campos de futebol. Veja foto:

Cidade de gelo de Harbin abriga réplica da Grande Muralha da China, do Taj Mahal e do Coliseu

Entre os meses de dezembro e fevereiro, a temperatura em Harbin pode alcançar mais de 20 graus abaixo de zero. Tal condição torna o local um ambiente ideal para abrigar a cidade gelo, organizada pela primeira vez em 1999.

Edifícios e esculturas feitas de gelo fazem parte da decoração, além de pistas de patinação, circuitos e apresentações artísticas, juntamente de réplicas de monumentos famosos, como a Grande Muralha da China, o Coliseu Romano e o Taj Mahal. Além dessas construções, festival abriga uma pista de escorregar que mede cerca de 300 metros de extensão.

Como a cidade de gelo de Harbin é construída?

Cerca de 10 mil trabalhadores montam as construções da cidade, bem como todas as atrações do parque todos os anos para a temporada de inverno. O material usado na construção é retirado de lagos, rios e outras formações naturais encontradas na região.  

A construção ocorre, geralmente, nas primeiras semanas do inverno e se configura como uma gigantesca realização da engenharia moderna que se repete anualmente há cerca de 25 anos

Assim como para o início da obra, não existe uma data específica ou cerimônia de encerramento do festival e o fechamento da cidade. Isso porque, tanto para a criação, quanto para o fechamento do local, o fator mais decisivo é quantidade de gelo acumulado na região. 

Assim, a cidade para de receber qualquer visitante assim que o gelo começa a derreter em meados de março. A data em geral coincide com o início da estação da primavera no hemisfério norte. 

 

LEIA MAIS | China enfrenta onda de frio recorde

Onde fica a cidade de gelo de Harbin?

Localizada no nordeste da China, Harbin está próxima da fronteira com a Rússia e a Coreia do Norte. Saindo da capital chinesa, Pequim, pode-se chegar a Harbin por meio de avião ou trem-bala, com viagens que variam de 2 a 8 horas de duração.

De carro, o trajeto de 1.300 quilômetros pode ser feito em aproximadamente 15 horas.

Harbin foi fundada por russos no final do século 19, durante a construção da ferrovia transiberiana e sua arquitetura apresenta elementos da antiga União Soviética.

Além da influência dos comunistas russos, esta cidade chinesa ainda guarda elementos das culturas judaica e japonesa, tornando-se um polo multicultural.

LEIA MAIS | Esculturas de gelo encantam público na China

Apesar da grandiosidade das atrações e do espetáculo de luzes, os organizadores não recomendam ficar mais que 4 horas no local, uma vez que o frio extremo, durante a noite, pode causar danos à saúde dos visitantes.

Apesar disso, é também durante esta época do ano, em que moradores locais e turistas se aventuram em mergulhos nas águas congelantes do rio Songhua, que passa por Harbin.

Os momentos de mergulho acontecem duas vezes por dia e, por incrível que pareça, as águas do rio são menos frias do que o ambiente fora dela. Enquanto no ar os termômetros marcam -20º C, dentro do rio faz -10º C.

Confira notícias relacionadas