Asteroide é detectado horas antes de atingir a Terra

Objeto pesava cerca de 100 kg e atingiu brilho maior que o da lua na fase cheia

21:11 | Jan. 27, 2024

Por: Taynara Lima
Asteroide 2024 BXI foi detectado apenas três horas antes de adentrar a atmosfera do planeta Terra no último domingo, 21 (foto: Astronomical Institute of the Czech Academy of Sciences)

Um asteroide, denominado 2024 BXI, foi detectado apenas horas antes de adentrar a atmosfera do planeta Terra no último domingo, 21. 

A chegada do asteroide foi descoberta pelo astrônomo Krisztián Sárneczky no sábado, 20, três horas antes de o objeto atingir a Terra.

De acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO), além de identificá-lo, o astrônomo previu a trajetória do asteroide utilizando o telescópio Schmidt, de 60 centímetros.

O brilho do objeto era tão intenso que podia ser observado na República Tcheca, na Alemanha, onde a trajetória do asteroide ocorreu a oeste de Berlim, e em outras áreas da Europa Central.

Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver o momento em que o asteroide brilha no céu da Alemanha.

Segundo a IMO, o asteroide pesava cerca de 100 kg e começou a brilhar a uma altitude 96,5 km, atingindo um brilho absoluto mínimo maior que o da Lua Cheia.

Parte da massa original do objeto foi consumida durante a passagem pela atmosfera. Pequenos meteoritos de massa de até cerca de 150 g provavelmente impactaram a superfície da Terra. A organização recomenda "vasculhar a área o mais minuciosamente possível".