Menino de 13 anos é primeira pessoa a finalizar o jogo Tetris

Willis Gibson, um prodígio no cenário competitivo de Tetris de Oklahoma, avançou tanto na versão original do jogo para Nintendo que ela congelou

19:38 | Jan. 04, 2024

Por: Évila Silveira
Não consigo sentir meus dedos, disse Willis após finalizar o jogo. (foto: Reprodução/Youtube/Blue Scuti)

Em 21 de dezembro de 2023, Willis Gibson, de 13 anos, viu que sua tela no clássico game Tetris havia congelado e sua pontuação era “999999″. O garoto foi a primeira pessoa a finalizar o jogo em 34 anos.

Na versão do NES, ao atingir um nível específico, o jogo trava devido a um erro. Essa tela, conhecida como True Killscreen, é considerada o final.

Por um longo período, acreditava-se que essa tela se manifestasse no nível 29, quando as peças atingem sua velocidade máxima. O jogo se torna tão veloz que se torna praticamente impossível mover as peças.

Mas em um vídeo publicado no Youtube de Willis, o garoto chega ao nível 157. Ele grita “Meu Deus!” quando alcança o ponto no qual o game se torna impossível de ser jogado por restrições em sua programação. O vídeo já foi visto mais de 1 milhão de vezes na plataforma.

Willis joga cerca de 20 horas semanais de Tetris, mas sua mãe conta que o menino se dedica também a outras atividades e aos estudos.

Leia Também | 10 games mais vendidos de todos os tempos

Willis Gibson já ganhou diversas competições de Tetris

O garoto é conhecido no cenário competitivo de Tetris desde 2021 como Blue Scuti. Sua entrada no mundo do Tetris teve início ao deparar-se com vídeos do jogo no YouTube, motivando-o a reunir o equipamento necessário para jogar uma versão mais antiga.

Willis, que se destacou no ano passado como um dos melhores jogadores de Tetris de seu país, agora é reconhecido como o primeiro a "derrotar" o jogo no hardware original.

Em entrevista ao The New York Times, o jogador comentou que é fácil começar, mas é muito difícil dominar e que sua atração pelo jogo é devido à "simplicidade".

Tetris: um dos jogos mais populares do mundo

Tetris, criado em 1984 na Rússia, à época conhecida por União Soviética, não possui um final clássico com um objetivo determinado. O ritmo de queda das peças continua acelerando até que não seja mais possível encaixá-las - neste ponto, a tela transborda e o jogo chega ao fim.

A simplicidade do Tetris contribuiu para sua rápida popularização, mesmo em uma época sem a popularização da internet. Em sua criação, o jogo não contava com um sistema de pontuação ou níveis, recursos que foram adicionados posteriormente.