Jin e J-Hope, do BTS, concluem o serviço militar em 2024
Em junho de 2022, o grupo BTS formalmente anunciou um período de pausa. Confira a previsão de retorno e mais sobre o serviço militar obrigatório
17:15 | Jan. 03, 2024
Para a alegria das Armys (nome dado para as fãs do BTS), este ano dois integrantes do grupo de K-pop sairão do serviço militar obrigatório. Jin, o primeiro a ingressar no serviço e mais velho do grupo, sairá em 12 de junho, enquanto J-hope voltará em 17 de outubro para suas atividades musicais.
Na plataforma de comunicação com os fãs, o Weverse, J-hope aproveitou para deixar uma mensagem no fim de ano. "Mal posso esperar para mostrar a vocês uma versão maravilhosa de mim outra vez. Eu sinto muita falta de vocês, dos outros membros (do grupo) também", publicou.
Leia Também: Jimin, do BTS, lança single antes de iniciar alistamento
BTS permanecerá em pausa em 2024
Apesar de dois integrantes concluírem o serviço militar, outros quatro iniciaram a atividade este ano: RM, Jimin, V e JungKook, segundo a gravadora Big Hit Music.
Mais um integrante, Suga, está cumprindo seu serviço militar desde setembro de 2023.
A previsão é que o grupo mantenha sua pausa até 2025, para que todos os sete idols finalizem suas obrigações com o exército.
Em junho de 2022, o BTS formalmente anunciou um período de hiato, e os membros têm aproveitado para lançar projetos individuais.
Outros artistas que serão dispensados do exército em 2024
Um dos retornos mais esperados deste ano também envolve o integrante do grupo de K-pop Monsta X, Minhyuk. Além dele, seu ex-companheiro de equipe, Wonho, também sai em 2024.
Do grupo Got7, Jay B e Jiyoung concluem as obrigações militares este ano. Além deles, também sairá o rapper do grupo Winner, Mino.
Como funciona o serviço militar sul-coreano?
Na Coreia do Sul, o alistamento militar é obrigatório para os homens entre 18 e 28 anos. Dessa forma, quando alcançam a idade máxima para alistamento, todos, inclusive os ídolos do entretenimento, devem cumprir suas obrigações nas Forças Armadas.
Segundo as leis da Coreia do Sul, o serviço militar obrigatório dura no mínimo 18 meses, ou 1 ano e meio, dependendo da área que a pessoa esteja designada.
A Coreia do Sul possui um dos alistamentos mais extensos do mundo, ficando atrás apenas da Coreia do Norte, de Israel e Singapura.
Aqueles que procuram evitar o alistamento na Coreia do Sul podem enfrentar multas significativas ou até mesmo prisão. Essas consequências são aplicadas porque, no contexto sul-coreano, a recusa em cumprir essa obrigação é considerada uma violação séria dos deveres cívicos.
Leia mais