Torre de quase mil anos está cada vez mais torta e corre risco de desabar, na Itália
Projeto para restauração da Torre Garisenda pode custar mais de 20 milhões de euros; entenda
A cidade de Bolonha, na Itália, vive um contratempo envolvendo a torre medieval de 48 metros de altura, Garisenda. A torre, que é um dos símbolos e pontos turísticos de Bolonha, vem sofrendo com a deterioração do tempo. A estrutura está ficando cada vez mais inclinada e com isso corre o risco de desabar.
As autoridades locais têm adotado medidas de segurança para evitar possíveis acidentes envolvendo a população da cidade. Uma barreira de cinco metros de altura vem sendo construída para evitar danos a outros prédios ou para moradores. A proteção deve ficar pronta em 2024, mas a praça e a torre ficarão fechadas até a finalização do processo de restauração.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Serão necessários 20 milhões de euros para a restauração da torre de quase mil anos
Segundo a agência ANSA News, o prefeito de Bolonha, Matteo Lepore, explicou em uma coletiva de imprensa que possivelmente serão necessários 20 milhões de euros para a restauração. A Garisenda divide espaço com outra torre monumental, a Asinelli, que tem 97 metros de altura, mais que o dobro de Garisenda.
A torre que data de 1109, época medieval, já tem quase mil anos de existência e a sua construção media 60 metros originalmente. No entanto, com os processos de afundamento do solo, a torre teve seu tamanho reduzido em 12 metros.
As torres são monitoradas com mais cautela desde 2018 quando um comitê científico foi criado para avaliar a evolução da deterioração dos símbolos históricos.
Outra 'Torre de Pisa'?
Garisenda também chama atenção pela semelhança com a Torre de Pisa, um dos principais cartões postais da Itália. Com a inclinação de ambas, comparações começaram a surgir com o fato de Garisenda estar cada vez mais torta. A Torre de Pisa já chegou a possuir mais de 5 graus de inclinação. Garisenda atualmente possui 4 graus.