Tomate perdido em estação espacial é encontrado após oito meses perdido

Rubio também estabeleceu o recorde para o maior tempo que um astronauta estadunidense passou em microgravidade

Após quase oito meses, o astronauta estadunidense Frank Rubio recebeu a notícia de que um dos primeiros tomates cultivados no espaço foi encontrado. De acordo com o portal CNN, Rubio plantou a fruta em uma estação espacial, mas o alimento acabou se perdendo. A teoria mais provável, é que o astronauta esqueceu de a prender em algum lugar e ela acabou flutuando para longe.

“Eu o coloquei em um saquinho, e um dos meus colegas de tripulação estava fazendo um evento público com algumas crianças da escola, e eu pensei que seria legal mostrar para [elas]. ‘Ei pessoal, este é o primeiro tomate colhido no espaço'”, disse Rubio em uma coletiva de imprensa em outubro. “Eu estava bastante confiante de que o prendi com Velcro onde deveria prender, [mas] depois voltei e ele tinha sumido.”

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Muitas pessoas pensam: ‘Ele provavelmente comeu o tomate'”, disse o astronauta. “E eu queria encontrá-lo principalmente para provar que não comi o tomate.” Rubio retornou à Terra em 27 de setembro. Na época, o tomate ainda não havia sido localizado.

Durante uma outra coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira, 6, membros da tripulação que permaneciam na estação espacial anunciaram que, finalmente, encontraram a fruta. “Podemos inocentá-lo”, disse o astronauta Jasmin Moghbeli. “[Rubio foi] acusado por um bom tempo de comer o tomate”.

Os astronautas não mostraram a fruta ou especificaram o estado que estava quando foi encontrado. Rubio, no entanto, supôs em outubro que provavelmente estaria em um estado irreconhecível de apodrecimento. ”A umidade lá em cima é de 177%, então provavelmente desidratou até o ponto em que você não poderia dizer o que era”.

Frank Rubio bateu um recorde histórico

A estadia de Rubio na estação espacial durou mais de um ano. Ele estabeleceu um recorde para o maior tempo que um astronauta estadunidense passou em microgravidade.

Inicialmente, ele esperava passar seis meses a bordo, mas acabou ficando alongando a estadia para 371 dias, por conta da descoberta de um vazamento de refrigerante vindo de sua nave original – uma espaçonave russa Soyuz – enquanto estava acoplada à estação espacial em órbita.

“Eu me permiti um dia para me sentir triste e pena de mim mesmo, e depois tentei realmente tomar a decisão consciente de dizer: ‘OK, vamos ter uma atitude positiva e vamos tentar fazer o melhor trabalho possível'”, disse Rubio ao saber que sua estadia seria prolongada por mais seis meses.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tomate tomate perdido no espaço estação espacial

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar