Coreia do Sul tenta proibir consumo de carne de cachorro, mas sofre ameaças

Criadores de cães sul-coreanos ameaçam a soltura de dois milhões de caninos em Seul caso o governo aprovar a proibição do consumo da carne animal

08:00 | Dez. 09, 2023

Por: Caynã Marques
Partido do Poder Popular da Coréia do Sul visa a proibição total do consumo de carne de cachorro até 2027 (foto: Reprodução/ Humane Society International)

Um partido da Coreia do Sul decidiu avançar com projeto para banir qualquer tipo de alimentação que envolva a carne de cachorro. O projeto, caso aprovado, teria como propósito progressivo fazer com que, até 2027, o país pare totalmente o consumo de carne canina.

Em contramão, produtores que dependem desse consumo para gerar renda protestam contra a aprovação da lei. Cerca de 200 criadores de cães realizaram um protesto perto do gabinete presidencial em Seul na última quinta-feira, 7.

Na Coreia do Norte, Kim Jong-un chora em apelo para que mulheres tenham mais filhos; ENTENDA

A Associação Coreana de Produtores de Carne de Cachorro, que há muito se opõe às medidas de repressão à indústria de carne canina, afirma estar avaliando a soltura de dois milhões de cães perto dos pontos históricos e governamentais em Seul. Casas de legisladores que buscam a aprovação da emenda também estão entre possíveis pontos de manifestação.

“Se você perguntar quão grande é a oposição, estamos falando em libertar dois milhões de cães que criamos”, disse Joo Young-bong, o chefe da associação.

Entenda o projeto que busca eliminar o consumo de carne canina

De acordo com um projeto de lei anunciado pelos governantes do Partido do Poder Popular em 17 de novembro, as empresas, terão que submeter à autoridade local a eliminação gradual da carne de cachorro. Estão incluídos fazendas de cães, açougues, varejistas e restaurantes.

Alimento à base de insetos: 51% dos brasileiros afirma que não comeria, aponta pesquisa; VEJA

O Partido do Poder Popular também sugeriu uma pena máxima de cinco anos de prisão ou uma multa de 50 milhões de wons (cerca de R$ 186.500 mil) para os infratores da proibição.

Fatos sobre a carne de cachorro

Veja algumas circunstâncias em torno da alimentação à base de carne canina:

  • Embora a maioria das pessoas na Coreia do Sul não coma o animal, existe a crença de que a sopa de carne de cachorro (Bosintang) esfria o corpo e aumenta a resistência durante o verão.
  • A maioria dos cães abatidos para obter carne na Coreia do Sul é morta por descarga elétrica, embora alguns também sejam enforcados.
  • Apesar das proibições crescentes, estima-se que a cada ano 30 milhões de cães ainda são mortos para obter carne em toda a Ásia.
  • A carne de cão é consumida em países asiáticos como China, Vietnã, Indonésia, Coreia do Norte e algumas nações africanas, incluindo Gana, Camarões, Congo e Nigéria.

Alimentação insuficiente e isolamento: as condições de cativeiro dos reféns do Hamas; CONFIRA

Conheça os canais do O POVO no WhatsApp

O POVO apresenta seus cinco canais com notícias relacionadas à política cearense; aos acontecimentos do cotidiano; à cobertura esportivas; às pautas econômicas; e às novidades dos famosos e realities.

Confira e clique nos links abaixo para seguir:

  • O POVO | Últimas Notícias: as principais notícias sobre o Ceará, o Brasil e todo o mundo
  • Economia | O POVO: aqui, você vai ficar sabendo em primeira-mão das notícias sobre concursos/vagas de emprego, empresas e também finanças pessoais
  • Política Ceará - O POVOmais um espaço para O POVO e seus leitores interagirem sobre política no Ceará e no Brasil, agora mais de perto
  • Esportes O POVOas mais relevantes atualizações do esporte cearense, brasileiro e internacional
  • Famosos, TV e Realities: um canal para quem quer ficar ligado nas novidades a qualquer hora do dia com conteúdos diretamente do Vida&Arte e do Divirta-se do O POVO