Ucrânia derruba 14 mísseis russos em ataque que deixou dois mortos
O Exército ucraniano anunciou que derrubou 14 mísseis, de um total de 19, lançados pela Rússia nesta sexta-feira (8), em um novo ataque que provocou a morte de pelo menos duas pessoas.
"Segundo os dados preliminares, 19 mísseis de cruzeiro Kh-101 e KH-155 foram lançados, dos quais 14 foram destruídos", afirmou o porta-voz do Exército da Ucrânia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os mísseis tinham como alvos instalações civis e foram derrubados nas regiões de Kiev e Dnipropetrovsk (centro).
Mas alguns projéteis não foram neutralizados e atingiram infraestruturas na região de Dnipropetrovsk, o que provocou uma morte e deixou quatro feridos, informou o governador da região no Telegram.
O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, anunciou que uma pessoa morreu e duas ficaram feridas na região de Kharkiv, no noroeste do país.
A Ucrânia acusa a Rússia de preparar uma nova onda de ataques em larga escala contra suas instalações de energia e teme a repetição do cenário do inverno de 2022, quando milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica.
Desde o ano passado, Kiev reforçou os sistemas de defesa aérea graças às armas fornecidas por seus aliados ocidentais, mas considera que precisaria de mais ajuda para proteger suas regiões mais vulneráveis.
ant/alf/meb/acc/fp