Feriado para plantar árvores? Quênia cria data para incentivar plantio de 15 bilhões de mudas

Já imaginou um feriado para plantar árvores? O Quênia criou um novo feriado nacional para estimular o plantio de 15 bilhões de árvores em 10 anos; entenda

19:30 | Nov. 24, 2023

Por: David Andrade
No Quênia, o dia 13 de novembro é o Dia Dia Nacional do Plantio de Árvores. (foto: Reprodução/ X William Samoei Ruto)

O governo do Quênia começou a pôr em prática um ousado plano para tentar reverter as mudanças climáticas no país: plantar 15 bilhões de árvores até o ano de 2033. Para alcançar o tão esperado feito, o presidente queniano, William Samoei Ruto, criou um novo feriado nacional.

Assim, o dia 13 de novembro agora é o Dia Nacional do Plantio de Árvores.

Cada um dos mais de 51 milhões de moradores do Quênia é incentivado a plantar pelo menos duas mudas de árvore por ano. Além do plantio em áreas públicas, as pessoas também podem plantar em suas próprias casas.

À BBC, a ministra do Meio Ambiente do Quênia, Soipan Tuya, afirma que "o feriado nacional permite que todos os quenianos participem da iniciativa". As mudas de planta são distribuídas gratuitamente nos chamados "centros de agência florestal". 

Confira fotos do primeiro Dia Nacional do Plantio de Árvores

Conservation of the environment is the urgent and collective responsibility of our time. #NationalTreeGrowingDay #NationalTreePlantingDay pic.twitter.com/XVsZLhy537

— William Samoei Ruto, PhD (@WilliamsRuto) November 13, 2023

Em publicação nas redes sociais, o secretário do Gabinete de Administração Interior e Nacional do Quênia, Kithure Kindiki, disse que mais de 300 mil árvores serão plantadas na região nordeste da nação. Fronteira com a Etiópia e a Somália, a região sofre com uma seca contínua após três anos de poucas chuvas, em decorrência do El Niño.

 LEIA MAIS | Força do El Niño desperta temor de seca prolongada no Ceará

E como está o plantio de árvores em Fortaleza?

Lançado em maio de 2014, o Plano de Arborização de Fortaleza objetiva o incentivo ao plantio de árvores na Capital de maneira ordenada e sistematizada.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor mínimo de área verde por habitante é de 12 m², sendo 36 m² o número ideal, com três árvores para cada morador. Segundo levantamento da Secretaria Municipal do Urbanismo e do Meio Ambiente (Seuma) de 2019, Fortaleza atingiu 18 m² de área verde por habitante.

O Nim indiano (Azadirachta indica) é a árvore mais comum encontrada em na capital cearense. Considerado , o Nim é um inseticida natural, mas também causa infertilidade em aves e insetos polinizadores.

Na noite de sexta-feira, 17 de novembro, dez árvores de Nim indiano foram cortadas no bairro Jóquei Clube, na capital. A Prefeitura de Fortaleza informou que a derrubada foi autorizada e que o North Shopping Jóquei se responsabilizará pelo plantio de 18 árvores adultas.

Vale destacar que entre a segunda metade de 2016 e o ano de 2020 foram mais de 174 mil novas árvores plantadas na cidade. E nos quatro primeiros meses deste ano, cerca de 5.900 mudas foram plantadas em Fortaleza.

LEIA MAIS | Evento incentiva o plantio de árvores para desacelerar as mudanças climáticas no Ceará

Confira notícias relacionadas