SpaceX, de Elon Musk, lança foguete Starship, mas propulsor e nave explodem

Esta foi a segunda tentativa de realizar um voo com a nave. Veja vídeo

11:32 | Nov. 18, 2023

Por: AFP
Empresa de foguetes SpaceX lançou neste sábado, 18, o foguete Starship, apontado como o mais poderoso do mundo (foto: Reprodução/ SpaceX)

A SpaceX realizou neste sábado, dia 18, um segundo lançamento de teste do foguete Starship, cujo propulsor e a nave espacial explodiram após a separação, anunciou um comentarista da empresa de Elon Musk.

"Que dia incrivelmente bem-sucedido", afirmou um locutor da SpaceX. "Embora tenhamos tido uma... rápida desmontagem não programada do propulsor super pesado e da nave", afirmou.

A empresa disponibilizou no microblog X (antigo Twitter) o link para acompanhamento ao vivo do lançamento.

Confira aqui

Trata-se da segunda tentativa de realizar um voo bem-sucedido com a nave. A primeira foi em abril. O equipamento explodiu antes de atingir a órbita terrestre. Não havia tripulação.

Desta vez, o módulo Starship, colocado no topo do foguete, se separou com sucesso do propulsor Super Heavy, mas as duas partes explodiram antes de iniciar a descida programada.

Saiba como é o foguete Starship

O foguete é composto por dois andares: o propulsor Super Heavy e seus 33 motores, e a nave Starship, tem 120 metros de altura e decolou pouco depois das 7h, horário local (10h em Brasília), da base da empresa em Boca Chica, no Texas.

"O que acreditamos neste momento é que o sistema automático de encerramento de voo do segundo andar parece ter sido ativado muito tarde", explicou um comentarista da empresa em um vídeo.

Para a analista do setor espacial Laura Seward Forczyk, "foi um sucesso parcial fantástico". Este lançamento "superou minhas expectativas", contou à AFP.

Este segundo voo de teste da SpaceX foi acompanhado de perto pela Nasa, que conta com esta nave para suas missões de retorno à Lua.

Avaliação

Neste sábado, o diretor da agência espacial americana, Bill Nelson, parabenizou a empresa de Musk pelos "progressos" realizados neste lançamento, citando uma "oportunidade de aprender e logo voltar novamente".

"Juntos, a Nasa e a SpaceX levarão novamente a humanidade à Lua, Marte e além", escreveu na rede X (antigo Twitter).

Uma versão modificada da máquina servirá como módulo de pouso lunar para levar astronautas à Lua pela primeira vez desde 1972. Esta missão, denominada Artemis 3, está oficialmente marcada para 2025, data que parece cada vez mais irreal.

Musk quer transformar a Starship em "um meio de transporte para qualquer destino no sistema solar", incluindo Marte. Seu objetivo é estabelecer uma colônia autônoma no planeta vermelho, para tornar a humanidade uma espécie multiplanetária.

Starship é maior que o novo megafoguete da Nasa, SLS (98 m), e o lendário Saturno V, foguete do programa lunar Apollo (111 m).

Mas a verdadeira inovação da Starship é que ela deve ser totalmente reutilizável.