Atores de Hollywood chegam a acordo preliminar com estúdios para encerrar greve
O Sindicato de Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) anunciou nesta quarta-feira (8) que chegou a um acordo preliminar com os estúdios para encerrar a greve que paralisou a indústria do entretenimento nos Estados Unidos por quase quatro meses.
"Em uma votação unânime nesta tarde, o Comitê de Cinema e Televisão do SAG-AFTRA aprovou um acordo preliminar com a Associação de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) para encerrar os 118 dias de greve", informou o sindicato em um breve comunicado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"A greve oficialmente terminará às 12h01 do dia 9 de novembro", acrescentou o texto.
O sindicato informou que apresentará o acordo preliminar à sua liderança nacional nesta sexta-feira para "revisão e consideração", após o que fornecerão mais detalhes.
Os atores de Hollywood haviam abandonado os sets de filmagem em julho exigindo melhorias contratuais, como aumentos salariais e proteções contra o uso de inteligência artificial na indústria.
As negociações entre as partes ocorreram quase diariamente nas últimas duas semanas.
Em algumas ocasiões, os CEOs dos estúdios como Disney, Netflix, Warner Bros. e Universal pessoalmente participaram das negociações à medida que a pressão por um acordo aumentava.
Devido à duração da greve, os estúdios já enfrentam problemas em seus cronogramas de lançamentos para os próximos anos, enquanto muitos atores foram obrigados a procurar outros empregos para pagar as contas, e até mesmo abandonar a profissão.
O SAG-AFTRA representa 160 mil artistas, desde estrelas de cinema e televisão até figurantes.