Ginasta negra é ignorada durante entrega de medalhas na Irlanda
Caso ocorreu durante a premiação de uma competição, e os internautas apontaram racismoUma ginasta negra foi ignorada durante a cerimônia de entrega de medalhas de uma competição realizada em Dublin, na Irlanda. A premiação ocorreu em março de 2022, e, nos últimos dias, o vídeo voltou a repercutir nas redes sociais.
O registro, que tem mais de 20 milhões de visualizações, mostra o momento em que uma das integrantes do evento entrega as medalhas para todas as outras crianças, que são brancas, e ignora a atleta, que era a única competidora negra no pódio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Welcome to Ireland where people get away with racism! This little black girl broke my heart. Don’t skip this post without leaving a million heart for her. Make her famous… pic.twitter.com/YYMIP1IALZ
Leia mais
O caso ocorreu durante a competição GymStart, organizada pela Gymnastics Ireland. Em declaração publicada na última sexta-feira, 22, a organização afirmou que recebeu uma reclamação dos pais da criança e uma mediação foi realizada em agosto de 2023.
Após investigação, a funcionária que aparece no vídeo foi identificada pela organização. Segundo o comunicado, a mulher concordou que “o comportamento não foi aceitável, mas destacou que não foi intencional” e que, depois de perceber o erro, “garantiu que a competidora recebesse a medalha antes de deixar o local”.
A funcionária ainda teria solicitado a oportunidade de se desculpar pessoalmente à ginasta e à família da criança, porém o pedido foi recusado e a mulher teria se desculpado por escrito.
A ginasta estadunidense Simone Biles afirmou pelo X (antigo Twitter) que enviou um vídeo para a criança e disse que “não há espaço para racismo no esporte”.