Festival Burning Man tem 70 mil pessoas ilhadas; entenda o que aconteceu

Pessoas estão indo embora do local a pé, como foi o caso do humorista Chris Rock; saiba o que é o Festival Burning Man, o que aconteceu e como funciona

23:55 | Set. 04, 2023

Por: Isabel Prado
Festival Burning Man 2023: 70 mil pessoas estão ilhadas; entenda o que aconteceu (foto: Josh Lease/ AFP)

O Festival Burning Man começou dia 27 de agosto e tinha previsão para terminar nesta segunda, dia 4. No entanto, fortes chuvas atingiram o deserto de Black Rock, localizado no estado de Nevada, Estados Unidos, onde ocorreu o evento. O temporal deixou mais de 70 mil pessoas ilhadas, além de uma morte no local.

Após uma forte tempestade no último sábado, dia 2, o deserto ficou cheio de lama e inundado, impedindo que as pessoas conseguissem sair do local. A entrada da “Black Rock City”, como é chamada a cidade improvisada feita para o evento, foi bloqueada.

"As chuvas nas últimas 24 horas criaram uma situação que exige a interrupção total do movimento de veículos", disse a agência de governo que administra a região em que o festival acontece.

Áreas de patrimônio mundial da Unesco são última proteção para espécies em perigo; ENTENDA 

As autoridades aconselharam os indivíduos a economizarem água, comida e combustível, já que tem chances do temporal continuar e os participantes ficarem presos.

Algumas pessoas estão indo embora do local a pé, como foi o caso do famoso DJ Diplo e do humorista Chris Rock, que fizeram o início do trajeto andando e depois pegaram uma carona com fãs na estrada.

A morte ainda está sendo investigada pelas autoridades e ainda não há muitas informações.

O que é o Festival Burning Man?

O evento começou em 1986, quando dois amigos, chamados de Jerry James e Larry Harvey, incendiaram o primeiro "Man", em Baker Beach. Eles decidiram fazer isso todos os anos, dando início ao festival. 

Incêndios na Grécia queimaram mais de 150 mil hectares; SAIBA MAIS 

O ritual se repete em todas edições, em que o homem gigante, feito de madeira, é incendiado no penúltimo dia do festival.

Considerado um evento alternativo e contracultura, Burning Man acontece em uma cidade temporária, no deserto de Black Rock, e é dedicado à arte, á vivência em comunidade, à criatividade e à auto expressão radical. 

Os participantes são inseridos em uma experiência imersiva, com apresentações musicais, que vão de música eletrônica ao trance, além de grandes estruturas e instalações expostas ao ar livre. 

Festival Burning Man: como funciona

Para a entrada na "Black Rock City", é cobrada uma taxa. No entanto, as pessoas devem levar tudo que vão consumir, até água. 

A cidade funciona sem governantes, apenas com os princípios de vivência humana e harmonia. Além disso, o local tem restaurante, pronto-socorro e igreja. Porém, lá a moeda não é o dinheiro, e sim a criatividade. 

Vídeo mostra passageiros em pânico após forte turbulência em avião na Espanha; VEJA