Avião cai na Rússia e todos morrem; líder do Grupo Wagner está entre vítimas
O avião particular foi fabricado pela brasileira Embraer. Dez pessoas estavam a bordo. O jato executivo caiu nesta quarta-feira, 23O chefe do grupo paramilitar Wagner, Evgueni Prigozhin, está na lista de passageiros do avião que caiu na Rússia, sem deixar sobreviventes. Dez pessoas morreram.
Segundo as agências Ria Novosti, Tass e Interfax, citando a agência russa de transporte aéreo, Rossaviatsia, o nome de Evgueni Prigozhin aparece na lista de passageiros do avião que fazia o voo entre Moscou e São Petersburgo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os serviços de resgate apontam que todos os passageiros do avião morreram. O jato executivo caiu nesta quarta-feira, 23. A aeronave caiu abruptamente por volta das 18 horas no horário local (por volta de 12 horas no Brasil) a cerca de 160 quilômetros a noroeste de Moscou, de acordo com o Flightradar24.
A mídia russa informou que o avião que caiu nesta quarta-feira era um jato executivo Embraer Legacy 600 com número de cauda RA-02795.
Um vídeo compartilhado na plataforma de mensagens Telegram mostra a aeronave que teria caído queimada no solo. A pintura e um número de registro parcial visíveis na aeronave no vídeo correspondem a RA-02795.
Notícias anteriores ligaram a aeronave a Prigozhin e ao Grupo Wagner.
O Grupo Wagner é um grupo paramilitar que busca ameaçar o controle de Vladimir Putin na Rússia. Entenda mais sobre o grupo mercenário aqui.
Avião cai na Rússia: jato Embraer tinha 10 pessoas a bordo
O avião particular foi fabricado pela brasileira Embraer. A queda ocorreu na região de Tver, na Rússia, durante o trajeto Moscou-São Petersburgo, sem deixar sobreviventes, anunciaram os serviços de emergência.
"Havia dez pessoas a bordo, incluindo três tripulantes. Segundo as primeiras informações, todas as pessoas a bordo morreram", afirmou o Ministério russo de Situações de Emergência no Telegram.
Avião cai na Rússia: líder do Grupo Wagner morreu?
O nome do líder do Grupo Wagner está na lista de passageiros. Ainda não há confirmação de que Prigozhin embarcou no avião que caiu na Rússia nesta quarta-feira, 23.
Até o momento, oito corpos foram resgatados do local da queda, de acordo com a agência russa RIA. Por enquanto, nenhum deles foi identificado.
O destino de Yevgeny Prigozhin permanece obscuro. Vários meios de comunicação russos estão relatando, citando fontes anônimas, que ele estava de fato no avião que caiu.
Mas Gray Zone, uma conta do Telegram associada ao grupo mercenário Wagner, publicou por volta das 15h30 min (horário de Brasília) que permanece incerto se Prigozhin está morto.
Avião com líder do Grupo Wagner cai na Rússia: o que aconteceu?
O jato executivo Embraer Legacy fazia o trajeto aéreo de Sheremetyevo, cidade próxima à capital russa, Moscou, até São Petersburgo.
O avião estava no ar há menos de meia hora quando caiu.
Dez pessoas estavam a bordo, sendo três tripulantes e sete passageiros. Ninguém sobreviveu, segundo o Ministério de Emergências da Rússia.
À agência de notícias estatal Tass, o serviço de emergência disse que quatro corpos foram encontrados até o momento. A operação de resgate continua.
Autoridades russas anunciaram a abertura de uma investigação, por suspeita de violação das regras de segurança do transporte aéreo. Investigadores foram enviados ao local do acidente.
Grupo Wagner: quem é Evgueni Prigozhin?
Evgueni Prigozhin era chefe do grupo paramilitar russo Wagner. Prigozhin tinha 62 anos e liderava os combatentes, muitos dos quais são ex-detentos recrutados das prisões russas.
Prigozhin liderou rebelião abortada contra o Kremlin em junho deste ano. Na ocasião, os mercenário invadiram instalações militares, no que foi a maior crise militar interna na Rússia desde o início da década de 1990.
O motim lierado pelo Grupo Wagner durou poucas horas. Após acordo com o governo russo, Prigozhin foi para Belarus, país vizinho, e desde então apareceu publicamente poucas vezes.
Avião cai na Rússia: reação dos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi questionado se achava que o líder russo, Vladimir Putin, estaria relacionado ao acidente aéreo. “Não acontece muita coisa na Rússia que Putin não esteja por trás”, respondeu ele. “Mas não sei o suficiente para saber a resposta.”
Autoridades americanas disseram que não podem confirmar os relatos da Rússia de que Prigozhin morreu ou o motivo da queda do jato.
As agências de inteligência dos EUA ficaram surpresas com o fato de Putin ainda não ter tomado medidas contra o líder do Grupo Wagner após seu breve motim em junho. (Com agências)
Atualizada às 17 horas
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente