Cabo de teleférico rompe e deixa crianças e adultos pendurados a 274 metros de altura no Paquistão
As crianças estavam indo para escola quando o teleférico parou de funcionar; veja vídeoSete crianças e dois adultos ficaram presos em um teleférico a 274 metros de altura em uma região montanhosa, em Battagram, no Paquistão, nesta terça-feira, 22. As crianças estavam a caminho da escola, que fica localizada do outro lado do vale, em Khyber Pakhtunkhwa. Até a publicação desta matéria, três haviam sido resgatadas.
Após o rompimento de um dos cabos que sustentavam a cabine, o teleférico parou de funcionar, ficando pendurado por apenas um fio. Uma operação de resgate está sendo realizada pelo exército paquistanês.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ventos fortes dificultam resgate em teleférico
"Toda vez que o helicóptero levou o socorrista perto do teleférico, o vento provocado pelo helicóptero balançava e desequilibrava a cabine, o que fazia as crianças chorarem", disse Ghulamullah, presidente do vale de Allai, onde ocorreu o acidente.
Apesar da dificuldade da operação, devido aos fortes ventos da região e a fragilidade do cabo que segura a cabine, uma das crianças já foi resgatada. "Pelo amor de Deus, ajude-nos", disse Gul Faraz, um dos adultos presos na cabine, em entrevista por telefone à AFP.
Helicóptero do exército entrega comidas para as pessoas presas em teleférico
O teleférico parou de funcionar às 7 horas do horário local (23 horas em Brasília). Seis das noves pessoas que estavam na cabine continuam presas. Um helicóptero do exército conseguiu entregar comida, água e remédios, disse Tanveer Ur Rehman, um funcionário do governo regional. "É uma operação delicada que exige uma precisão meticulosa", explicou Ur Rehman.
Essas cabines artesanais, que funcionam com cabos, são comuns no Paquistão para conectar aldeias isoladas em áreas montanhosas. Crianças que vivem nas áreas montanhosas afastadas dependem dos teleféricos diariamente para realizar o trajeto de ida e volta da escola.
Teleféricos de regiões isoladas no Paquistão não possuem manutenção regular
Os teleféricos artesanais que ligam áreas afastadas muitas vezes não possuem uma manutenção regular. O primeiro-ministro interino do Paquistão, Anwar-ul-Haq Kakar, se pronunciou por meio de suas redes sociais sobre o ocorrido e ordenou inspeções de seguranças nos teleféricos.
“Também instruí as autoridades a realizar inspeções de segurança de todos esses teleféricos particulares e garantir que sejam seguros para operar e usar.”, declarou Anwar-ul-Haq Kakar.
Veja vídeo do teleférico preso com crianças e adultos no Paquistão
4 Children have now been rescued from the Cable car at #Battagram, the rescue operation is still ongoing, this is a joint rescue operation conducted by Army aviation and Pak Air Force helicopters @OfficialDGISPR #SSG #ISPR pic.twitter.com/baSy3SlVLw