Inaugurado semáforo que projeta luz no chão para alertar distraídos no celular
A medida busca amenizar casos de acidente de trânsito entendidos como evitáveis. Equipamento ainda está em fase de testes
15:19 | Ago. 19, 2023
Os primeiros semáforos destinados a proteger pessoas distraídas que atravessam a rua olhando para os aparelhos celulares foram inaugurados na quinta-feira 17, na cidade de Pádua, na região de Veneto, no norte de Itália.
A iniciativa partiu da constatação de que cada vez mais pessoas caminham olhando para o celular, o que ocasiona acidentes de trânsito entendidos como evitáveis.
Aos três ícones de cores (verde, amarelo e vermelho com um homem estilizado), o novo semáforo inclui a projeção no asfalto, na primeira linha das listas brancas, de uma faixa intensa de luz.
Leia mais
-
Spalletti é confirmado como novo técnico da seleção da Itália
-
Payet é apresentado oficialmente no Vasco
-
Canadá: grande incêndio florestal faz com que 20 mil pessoas deixem suas casas
-
Familiares de candidato assassinado processam governo do Equador por 'omissão'
-
Mulher que enviou carta com veneno para Donald Trump é condenada a 22 anos de prisão
O objetivo, na prática, é alertar pessoas que estão eventualmente distraídas no celular e, ao começar a atravessar o sinal vermelho, ficará surpreendido com uma luz intensa na cor vermelha que verá projetada no chão. A luz só desaparecerá quando o sinal ficar verde, momento em que é permitido cruzar a rua novamente.
Sendo esta uma tecnologia experimental, os dois primeiros sistemas de proteção de pedestres foram colocados na passagem em frente ao antigo Foro Boario, na rua Corso Australia, n° 59, pela prefeitura de Prato della Valle.
Os sistemas foram fornecidos gratuitamente pela administração da empresa que fornece todos os semáforos da cidade.
Andrea Ragona, conselheiro de mobilidade de Pádua, especificou que "o uso de smartphones é realmente uma das maiores causas de distração para todos". "Sabemos que a distração é uma das principais causas de acidentes na via, infelizmente não só para os automobilistas, mas também para os pedestres e ciclistas", acrescentou.
Ele encerra dizendo que foi criada "uma barreira virtual que chama a atenção até dos mais descuidados".